As datas comemorativas como Dia das Mães, dos Namorados, entre outras, são muito aguardadas pelo comércio para alavancar as vendas.
No entanto, as festas regionais, com certeza, agradam muito mais a todos os setores da economia. Elas impulsionam o turismo, alavancam as vendas no comércio e todos saem ganhando, além de propiciar muita diversão para os participantes.
Muito tradicional em alguns Estados, esta comemoração é um convite ao viajante que deseja uma experiência enriquecedora, pois reúne músicas e danças típicas que retratam a história das cidades, decoração de festa junina caprichada e quitutes que agradam a toda a família de viajantes.
Dada a riqueza cultural envolvida na festa, junho é uma ótima época para planejar uma viagem para conhecer mais da cultura do Nordeste, suas celebrações e aproveitar uma nova experiência de diversão nas cidades de festa junina.
Promoview preparou um roteiro especial para você que é fã dos festejos juninos não perder nada dessa grande festa. Confira:
Caruaru
Considerado pela Unesco como o maior Centro de Artes Figurativas das Américas, a cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, respira cultura regional.
Entre os pontos de destaque estão o Museu do Barro, Museu do Forró, e a tradicional Feira Livre de Caruaru, a maior do Nordeste, onde o turista pode encontrar artefatos feitos pelas mãos locais em renda, couro, cerâmica e barro.
No período junino, a cidade se transforma na Capital do Forró, realizando uma das maiores e mais plurais festas juninas do Brasil, com direito a decoração especial em todos os cantos da cidade, feiras ao ar livre, cidades cenográficas e palcos que trazem artistas para todos os gostos e estilos.
Nesse ano, o tradicional São João de Caruaru teve início no dia 1º e segue até 30 de junho, com programação que se divide em diversos polos, entre eles o Parque de Eventos, no centro da cidade e que reúne shows de grandes artistas e quadrilhas juninas, e os festejos do Alto do Moura, que trazem um arrasta-pé mais tradicional, barraquinhas com guloseimas e espaços para fotos.
Aracaju
Todos os anos, o Forró Caju, como é chamada a festa junina nesta cidade de Sergipe, recebe mais de um milhão de visitantes. Este ano, a festividade acontece entre os dias 22 e 30 de junho, e conta com shows, apresentações teatrais e festivais de comidas típicas elaborados pelos restaurantes locais.
Ao chegar na cidade, o turista é convidado, de forma gratuita, a passear com a Marinete do Forró, uma jardineira – ônibus adaptado ao turismo – com decoração junina que leva os visitantes a conhecerem a história da cidade e seus pontos turísticos.
Campina Grande
Situada a apenas algumas horas da Capital João Pessoa, no Estado da Paraíba, Campina Grande é um paraíso para quem gosta de uma cidade bucólica e aconchegante.
Além disso, a cidade realiza, todos os anos, “O Maior São João do Mundo”, um dos eventos de festa junina mais tradicionais do Brasil. Em 2018, a festividade terá o seu início no dia 8 de junho.
Nesse período, Campina Grande respira a festa junina. Ao chegar, já é possível sentir o aroma da comida de milho e se aquecer nas fogueiras montadas pelos moradores nas ruas.
Uma cidade cenográfica também é criada para aproximar o turista das raízes do local, e é uma atração imperdível para todas as idades.
Durante o dia, é possível curtir vários passeios para conhecer mais sobre a quadrilha junina, o artesanato do Parque do Artesão, e outras atrações. À noite, a animação acontece no Parque do Povo que, durante a festa, se transforma no Quartel General do Forró, com shows de grandes artistas locais e nacionais.
Infelizmente, em uma decisão da Justiça, a festa desse ano pode ser prejudicada. Saiba mais aqui.
Mossoró
Situada no Rio Grande do Norte, a cidade de Mossoró todos os anos investe na programação e nos rituais da sua festa junina, ou São João, como a festa é mais conhecida no Nordeste.
Durante os mais ou menos 20 dias de festa no mês de junho, o Mossoró Cidade Junina reúne artistas locais e nacionais, que trazem, entre outros ritmos, o verdadeiro Forró Pé de Serra nordestino e apresentações de quadrilhas juninas pela cidade.
Além da música, todos os anos um palco é montado na Estação das Artes, trazendo apresentações culturais, teatro, e cultura popular que valorizam os artistas locais e suas peculiaridades.
Salvador
Nem só de Carnaval vive Salvador. Situado na Bahia, este paraíso nordestino também é reduto de festa junina boa.
Todos os anos, Salvador prepara mais de 100 eventos para animar turistas e moradores. No Centro Histórico, região onde fica o Pelourinho, a decoração de festa junina montada já mostra a riqueza da cultura nordestina, com intervenções artísticas que atraem todos os olhares.
Para as crianças, a diversão fica por conta de brincadeiras típicas dessa festa, como Corrida do Saci, Pau-de-Sebo, Ovo na Colher, entre outras. Para quem está em busca de experiências gastronômicas, o Bolo de Aipim é o quitute premiado do São João de Salvador.
Gostou? Confira diariamente nas nossas páginas as principais ativações de marca durante as festas juninas!
Leia também: Maior São João do Mundo na mira da Justiça.