Foi Luiz Fernando Coelho que inaugurou a seção de “colunas” do Promoview. Este ano, Luiz recebeu um recado: já havia publicado 100 artigos. Emocionado com a conquista, o colunista decidiu que era a hora de compilar esse material. E, assim, nasceu o livro “Transformar o jogo: o poder do marketing no esporte”.
“Esse livro fala sobre Marketing, mas ele fala também de diversidade, de preconceito, de falta de respeito de formação de pessoas. Para mim, esse é o ponto mais fundamental”, explica Luiz Fernando Coelho. Publicada pela Editora Histórias de Sonhos, a obra é voltada ao Marketing Esportivo, área de atuação profissional de Luiz. O lançamento aconteceu através de uma live, em 20 de junho, em meio aos preparativos para as Olimpíadas de Paris.
- Clique no link para adquirir o livro físico ou o ebook.
Para quem gosta de esporte, independente da área de atuação, “Transformar o Jogo” traz bastidores interessantes desse universo. Enquanto quem atua no mercado do Marketing Esportivo pode aplicar os insights e conselhos no dia a dia corporativo.
“Eu falava pra minha equipe que, se eu pegasse alguém torcendo no ginásio, eu demitia. Por quê? Porque ali a nossa responsabilidade era garantir que iria haver um espetáculo de excelente qualidade. E para qualquer patrocínio dessa natureza, o risco de algo dar errado é muito grande”, compartilha o autor.
Com o livro, Luiz tem por objetivo compartilhar o que aprendeu em sua carreira. “O meu grande propósito hoje, aos 69 anos, é dividir o que eu sei. Porque essa é a forma que a gente tem de se manter vivo. Escrever me faz feliz e eu agradeço ao Júlio e ao Promoview por ter acreditado na minha escrita todos esses anos“.
Passagens
Em bate-papo com o Promoview, o autor compartilhou duas de suas passagens favoritas da obra. Um dos artigos, inspirado em um filme do Comitê Olímpico Internacional, chama-se “Adversário”.
“Toda a cabeça de quem trabalha com esportes aqui no Brasil, de clubes, por exemplo, é voltada para uma só coisa: meu time tem que vencer. ‘Meu time tem que ganhar, meu time tem que massacrar os adversários, meu time, meu time, meu time, meu time…’. Mas ele esquece que, se não houver um adversário do outro lado, o time dele não ganha nada. Então é importante saber e respeitar o seu adversário”, explica Luiz.
Outra passagem, conta sobre um treinamento de equipes do qual Luiz Fernando Coelho participou, no qual as pessoas precisavam entrar em sintonia para remarem juntas. “Nós aprendemos a remar na raia da USP, com aquele barco de oito pessoas. Foi uma das experiências mais incríveis que eu já tive em termos de formação de equipe. Porque eles formaram equipes com pessoas que não se conheciam. Na primeira vez que entramos na água, levamos 40 minutos para completar o trajeto. No último dia, nós fizemos em 9 minutos”.
Na sequência da história, Luiz troca de lugar com o instrutor de remo, que até então apenas acompanha o barco do lado de fora. O instrutor deveria provar que, quando uma pessoa sabe o que está fazendo, o barco se move, mesmo se os outros não souberem. “O cara conseguiu e eu não conseguia”, relembra, aos risos. Todavia, pouco depois da condução do instrutor, todos tiveram uma surpresa.
Sobre Luiz Fernando Coelho
Luiz Fernando Coelho publica reflexões e análises do dia a dia além de histórias que viveu nos bastidores de eventos, viagens corporativas e ações promocionais em que participou durante 17 anos de carreira no mundo corporativo.
“Transformar o jogo” é o segundo livro do autor, que assina também a obra “A luz que transformou uma cidade: os bastidores do Natal Luz de Gramado” em co-autoria. Atualmente, o autor está trabalhando em outros dois livros. Um deles conta, em tom de humor, bastidores de eventos, e será lançado em novembro.