Em uma semana de grandes anúncios, a Porto, que recentemente ativou no Grande Prêmio da Fórmula 1 em São Paulo, anunciou que será patrocinadora da Porsche Cup nas próximas três temporadas. Além disso, a marca comemora a chegada do piloto Gabriel Bortoleto, patrocinado pela marca, à Fórmula 1, e retorna ao The Town como patrocinadora da edição de 2025.
A marca, cada vez mais, amplia patrocínios área esportiva e cultural. No último mês, Porto patrocinou, de forma inédita, a Oktoberfest 2024. O Promoview conversou com o Oliver Zselinszky, Superintendente de Marketing da Porto, para entender essas movimentações e o planejamento das experiências da marca no próximo ano.
Patrocínio à Porsche Cup Brasil
Esta semana, a Porto anunciou o patrocínio a Porsche Cup. A categoria é o maior campeonato de GT da América Latina e a maior categoria monogestão e monomarca do país. Assim, a partir de 2025 a marca Porto poderá ser vista nos carros da Categoria principal, a Carrera Cup, além de contar com exposição nas pistas, áreas médicas e áreas de convivência. O patrocínio tem duração de três anos.
“A Porsche Cup tem um alinhamento muito forte com a nossa marca e com o território do Automóvel, que é um dos nossos pilares. A associação com a Porsche traz uma valorização mútua, pois estamos conectados a um público que compartilha da paixão pelo automobilismo e pelo cuidado com o carro. É uma parceria que reflete bem o que queremos transmitir: uma experiência premium e de confiança em mobilidade”, diz Oliver Zselinszky.
O VP de Marketing explica que a estratégia da marca na Porsche Cup é diferente da Fórmula 1, pois trata-se de um campeonato mais nichado. “Enquanto na F1 estamos conversando com um público massivo, na Porsche Cup buscamos algo mais próximo e mais premium. Além disso, cada campeonato é diferente porque a organização participa também do processo criativo, é uma co-criação”.
Ações da Porto no GP da Fórmula 1 em São Paulo
Patrocinadora da Fórmula 1, a Porto contou com um espaço exclusivo para convidados no Grande Prêmio realizado em São Paulo nos dias 1 a 3 de novembro. A marca compôs o cenário do evento ao assinar a roda-gigante no Autódromo de Interlagos no evento, além de distribuir mais de 50 mil bonés da marca. Além disso, convidou a LEGO para criar uma garagem dentro do espaço da Porto no evento, que contou também com uma réplica perfeita de um carro da Pirelli.
“Quando falamos em Fórmula 1, é um evento que começa pela manhã e dura o dia todo. Então precisam existir atrações para além da corrida, ali temos palco com música, simuladores, a roda gigante… É um festival para todas as idades”, explica Oliver.
Em uma ação inédita, a Porto, a partir de um insight da agência de publicidade parceira, promoveu a pintura das zebras — faixas laterais da pista — na cor azul. Essa atividade envolveu colaboradores, crianças do Instituto Porto, corretores e prestadores de serviço, promovendo integração.
Todavia, a ação mais importante da Porto enquanto patrocinadora é o suporte a organização e realização do evento. “A gente está ali não só com o estande e com as ativações, mas também oferecendo apoio no evento todo. Tem equipes nossas espalhadas pelo autódromo, incluindo o serviço de guinchos para qualquer eventualidade, até para mostrar que a Porto está ao lado dos clientes em todos os momentos, seja para resolver problemas ou proporcionar uma experiência segura“, explica o Superintendente de Marketing.
Conteúdos com pilotos patrocinados
Analogamente ao patrocínio dos campeonatos de automobilismo, a Porto possui um squad de pilotos. Esta semana, a companhia celebrou a chegada de Gabriel Bortoleto, patrocinado pela Porto desde 2023, à Fórmula 1. De acordo com Oliver Zselinszky, a estratégia com os pilotos se volta à produção de conteúdos informativos, principalmente sobre direção segura, além da presença em eventos da marca.
“Os pilotos hoje têm um papel muito importante para a Porto, e é interessante ver como eles se tornaram figuras de destaque, quase celebridades, especialmente no cenário brasileiro. Eles atraem a atenção de um público jovem e têm um alcance imenso nas redes, o que fortalece nosso vínculo com esses seguidores. A gente vê como eles impactam não só pelo desempenho nas pistas, mas também por serem porta-vozes para temas importantes como direção segura. Esse aspecto de conscientização torna a parceria ainda mais valiosa”.
The Town 2025
E não são apenas as corridas que ocupam o Autódromo de Interlagos! Em 2025, a Porto retorna para a segunda edição do festival de música The Town. Na edição inaugural, em 2023, a companhia assinou a montanha-russa dupla do evento e montou um lounge de três andares. No espaço, o público podia carregar os celular e participar de um karaokê.
As ativações para 2025 ainda estão em fase de planejamento, mas é provável termos a montanha-russa de Porto na festa mais uma vez!
Patrocínios fora do eixo Rio-São Paulo
Entre os projetos fora do eixo Rio-São Paulo, destaca-se a participação recente da Porto na Oktoberfest Blumenau, em Santa Catarina, que aconteceu durante o mês de outubro. A Porto também patrocina, de forma permanente, a BeFly Hall, casa de shows em Minas Gerais. A marca conta com uma área exclusiva dentro da arena, oferecendo hospitalidade e experiências diferenciadas para seu público local.
Esta movimentação solidifica o apoio à cultura, a exemplo do próprio Teatro Porto, em São Paulo. Apesar de também ser no estado paulista, este ano a marca estendeu seu patrocínio ao João Rock, evento em Ribeirão Preto, no interior do estado. Ações mais regionalizadas estão no panorama para os próximos anos.
Integração com campanhas de incentivo
Nenhum patrocínio, apoio ou ativação é uma campanha isolada no planejamento da Porto. Uma prioridade na estratégia da marca é convidar parceiros, clientes e, principalmente, colaboradores, para curtirem esses momentos. As campanhas de incentivo acontecem ao longo de todo ano e buscam engajar os corretores na cultura da organização, os tornando também defensores da marca. Além disso, são realizados eventos como Porto Tá Por Perto, Festa da Lembrança e Festa Anual com foco em público interno.
Na Escuta
Para quem quer conhecer mais sobre o Marketing da Porto, vale conferir o episódio do podcast Na Escuta com a participação de Oliver Zselinszky. No bate-papo, ele compartilha detalhes sobre o reposicionamento da marca, o lançamento das novas verticais de negócios (Porto Bank, Porto Seguro, Porto Saúde e Porto Serviço), além das estratégias de patrocínio e ativações. A metodologia “Porto Wheel”, pela qual a equipe avalia o cenário completo das ações e as campanhas de incentivo também foram assuntos do episódio.
O Na Escuta, uma iniciativa Promoview, é pioneiro em abordar a experiência de marca com profundidade em um formato audiovisual. O programa retorna em 2025 para uma nova temporada!