Entrevista

"O Rock in Rio Academy é o know-how não só de um festival, mas de uma marca global", diz Agatha Arêas

Após 20 anos na Rock World, a ex-diretora de Marketing do Rock in Rio, decidiu se dedicar a vocação de formar novas lideranças

O Rock in Rio, que em poucos dias inicia a edição especial de 40 anos, se transformou ao longo dos anos e edições. Muito mais do que um festival, atualmente é uma plataforma de entretenimento, na qual as marcas possuem uma papel fundamental. Tornou-se, inclusive, uma das frentes do Rock World, empresa que tem várias iniciativas no campo do entretenimento, como o The Town.

Mas, nesse contexto de transformação, muitas pessoas foram fundamentais para a história do festival, como Agatha Arêas. Com uma carreira de 23 anos no Rock in Rio, a executiva ajudou a transformar o festival em um marco global. Mas, em 2015, descobriu uma paixão para além da comunicação: o “edutainment”, que une educação a entretenimento.

Agatha Arêas, idealizadora do Rock in Rio Academy e presidente da Provoke
Agatha Arêas, idealizadora do Rock in Rio Academy e presidente da Provoke conta trajetória ao Promoview. Foto: Divulgação

Foi a partir dessa técnica que ela idealizou o Rock in Rio Academy, ainda à frente do Marketing do Rock in Rio, e, posteriormente, criou a Provoke, sua própria empresa focada em projetos educacionais e formação de lideranças. Em 2024, o Promoview é media partner do Rock in Rio Academy, que acontece no dia 17 de setembro, na Cidade do Rock. Os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento.

A criação do Rock in Rio Academy

Rock in Rio Academy

Com o fim de transformar o conhecimento e a experiência do Rock in Rio em um recurso educativo valioso, Agatha procurou uma maneira de conectar o público não apenas ao entretenimento, mas também ao processo que faz o evento acontecer.

“Eu costumo dizer que o Rock in Rio é uma grande escola de liderança e empreendedorismo. O Rock in Rio Academy nasceu com o propósito de compartilhar os bastidores e o know-how de um evento grandioso, para inspirar líderes e profissionais de diferentes áreas a pensarem grande e agirem de forma inovadora”

Agatha Arêas

A primeira edição do Rock in Rio Academy, em 2015, ganhou destaque rapidamente. A proposta incluía visitas aos bastidores da Cidade do Rock, onde os participantes poderiam ver de perto a logística e a coordenação do festival, além de workshops e masterclasses. Uma das inspirações para o evento imersivo foi o Disney Institute, que também acontece no espaço dos parques da Disney.

Rock in Rio Academy

Todavia, Agatha conta que a primeira edição foi entendida pelo mercado como um curso de como fazer eventos e, consequentemente, atraiu o mercado de produtores de eventos. “O Rock in Rio é sim um festival, mas é também uma empresa, uma marca, que tem desafios que são comuns a várias áreas. A partir da segunda edição do Rock in Rio Academy as pessoas começaram a perceber que ali tinha ensinamentos que são válidos para diferentes contextos. É, sobretudo, uma escola de business”, explica.

A HSM, plataforma de educação corporativa do país, é parceira da Provoke, empresa de Agatha, para fazer esse evento acontecer a cada edição do festival. Essa colaboração trouxe uma abordagem estruturada e metodológica para os cursos oferecidos, garantindo que os participantes recebessem uma formação aplicável ao mundo dos negócios.

Learning Experience

A trajetória de Agatha no Rock in Rio foi marcada por diversas inovações que moldaram a forma como marcas e públicos interagem em grandes eventos. Com o amadurecimento do Rock in Rio Academy, a profissional sugeriu, em 2019, a criação da unidade de Learning Experience da Rock World, da qual se tornou vice-presidente. Esta unidade foi responsável por projetos como o Rock in Rio Innovation Week, em Lisboa, e a 1ª Masterclass do Rock in Rio, um curso intensivo que abordou estratégias de marketing, gestão de eventos e criação de experiências imersivas.

No entanto, não demorou muito para que novas ideias surgissem, fora do contexto do festival. “Eu tinha um anseio de conversar com pessoas da primeira liderança e plantar sementes. Mas isso já não cabia mais na Rock World. Eu não queria sair porque eu construí muita coisa bonita no Rock in Rio e o Rock in Rio também me construiu”, diz a profissional que trabalhou por 20 anos na empresa.

Então, Agatha propôs um acordo: abriria uma empresa que manteria os projetos de educação da Rock World como spin-off, mas também poderia atuar em outros projetos e outras frentes. Assim nasceu a Provoke, que está completando um ano de funcionamento e é, pela primeira vez, realizadora do Rock in Rio Academy.

O DNA da Provoke

Com um portfólio que inclui o Rock in Rio Academy e outros projetos inovadores, a Provoke está estabelecendo novos padrões na forma como a educação e a experiência são integradas. A visão de Agatha Arêas, presidente da Provoke, une liderança, empreendedorismo e inovação para inspirar profissionais.

Ela conta da importância da primeira liderança, e de como as pessoas não precisam de um cargo ou um nome no crachá para se tornarem líderes. “O primeiro estágio de liderança é a liderança de si mesmo”, diz.

Por isso, uma das iniciativas da Provoke é a plataforma Newbie, voltada às dúvidas da primeira experiência de liderança. Este ano, foi lançado o Newbie Cast, com apresentação de Agatha Arêas. A partir de outubro, a empresa começará a oferecer experiências de aprendizagem mais estruturadas e interativas nesta frente.