ESG

5àsec troca sacolas tradicionais por solução sustentável

Feitas à base de cana-de-açúcar com matéria-prima da Earth Renewable Techonologies (ERT), primeira fabricante de bioplásticos compostáveis do País, embalagens serão produzidas pela Baviplast.

A substituição de embalagens plásticas fósseis por materiais recicláveis e compostáveis vem sendo adotada por empresas de vários setores. Um grande exemplo nacional está sendo protagonizado pela rede de franquia de lavanderias 5àsec, a maior do segmento e que possui mais de 530 pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Desde o mês de junho, a marca será pioneira na substituição de suas sacolas por alternativas 100% compostáveis. Feitas à base de cana-de-açúcar com matéria-prima da Earth Renewable Techonologies (ERT), primeira fabricante de bioplásticos compostáveis do País, serão produzidas pela Baviplast.
         
“Ao final do ciclo de vida, as sacolas compostáveis retornam para a natureza em forma de adubo”, pontua Paulo Melro, responsável pelo projeto dentro da ERT. “A proposta da 5àsec é substituir todos os plásticos de fonte fóssil por compostáveis e renováveis, retirando até 200 toneladas por ano de lixo plástico do meio ambiente”, salienta.

Reconhecida-no mercado como uma lavanderia inteligente, a 5àsec reforça seu posicionamento e seu compromisso com a sustentabilidade, com foco na redução de emissores prejudiciais ao meio ambiente. Integram ainda às ações da rede a utilização de cabides reciclados e o plantio de 4 mil mudas para a recuperação das nascentes da bacia do Rio São Francisco com o Projeto Plantar.

Recentemente, a empresa recebeu o prêmio ABF Destaque em Sustentabilidade, que visa evidenciar iniciativas que protegem o planeta. “A conquista do prêmio ABF na categoria Mega como a franquia mais sustentável por conta das suas estratégias sustentáveis, dentre elas, a substituição das embalagens plásticas convencionais por compostáveis, chancela a parceria com a ERT”, acentua Melro. “Com a parceria, a 5àsec mostra a seus clientes um diferencial no segmento”, frisa.

Foto: Divulgação