Conforme as questões ambientais se tornam cada vez mais urgentes, a Acer pede que mais parceiros e fornecedores unam forças para diminuir os impactos nocivos ao meio ambiente e economizar recursos valiosos, fazendo a transição para uma economia circular.
Com a crescente quantidade de desastres naturais no mundo inteiro causados pelas mudanças climáticas, ações construtivas e coletivas são necessárias para resolver as questões urgentes.
Leia também: Innovapack lança primeira colher feita de papel cartão biodegradável do Brasil
Ações combinadas são exigidas, já que podem ampliar muito os impactos positivos ao meio ambiente.
Segundo-a Thomson Reuters Foundation, os esforços em questões climáticas e naturais em 2022 deverão ser redobrados para reduzir a poluição por carbono acumulada a partir desta década, em uma tentativa de manter o teto de aquecimento de 1,5 graus Celsius e minimizar o impacto nocivo das mudanças climáticas no planeta e em seus habitantes.
Ao compreender a urgência do assunto, a Acer pede que mais empresas se juntem ao movimento verde e compartilha o progresso de seus esforços de sustentabilidade ambiental, feitos em colaboração com parceiros, fornecedores e funcionários da Acer no Acer Green Day, com a esperança de inspirar outros a fazerem sua parte pela Terra.
A Acer deu início à aplicação das práticas de sustentabilidade em suas operações há mais de 10 anos.
Desde 2008, a empresa introduziu a Cadeia de Suprimentos CDP para relatórios de divulgação de carbono para identificar riscos e oportunidades neste setor, e expandiu a cobertura para três níveis de fornecedores a partir deste ano.
Em 2013, a Acer passou a aumentar de maneira significativa o conteúdo reciclado de suas embalagens para notebooks.
Em 2017, a Acer lançou o Projeto Humanity para juntar todos os funcionários do mundo todo na criação de uma estrutura de sustentabilidade para iniciativas ecológicas e incutir uma filosofia verde dentro da cultura da empresa, com mais de 70% de funcionários em todo o mundo participando.
Dentro de seus compromissos em ESG, a Acer lançou o programa Earthion no ano passado e começou a trabalhar em estreita colaboração com fornecedores e parceiros para trazer iniciativas ecologicamente corretas em seu ecossistema da cadeia de suprimentos, com seu foco principal em energia, design de produtos, design de embalagens, produção, logística e reciclagem.
Desde o design do produto até a fabricação, a Acer conhece bem os impactos ambientais por trás desses processos.
A força motriz por dentro do Earthion é a crença de cada membro de que sua colaboração mútua pode realmente criar um impacto positivo no meio ambiente.
Como prova desses esforços, a linha Vero de dispositivos ecológicos da Acer foi lançada em 2021 para oferecer aos consumidores opções mais ecológicas.
Os produtos Vero incorporam materiais ecológicos e reciclados e são projetados para prolongar sua vida útil para reduzir o consumo de materiais e reduzir o desperdício geral.
O primeiro lançamento da linha Vero foi o notebook Aspire Vero, seu primeiro computador com o “verde” em foco, construído com 30% de plástico reciclado pós-consumo (PCR) no chassi e 50% de plástico PCR nas tampas do teclado para reduzir a poluição da produção de plástico virgem e resíduos.
O dispositivo também foi projetado para simplificar o processo de reparos ou atualizações para prolongar sua vida útil, sem comprometer o desempenho e a qualidade da computação.
O anúncio do Acer Chromebook Vero 514 feito no Acer Green Day marca a mais nova adição ao portfólio Vero, que cresce para incluir notebooks comerciais, monitores, projetores, desktops e acessórios, impulsionando a adoção de materiais reciclados em seu portfólio de produtos.
A embalagem do Aspire Vero também foi reinventada do zero, de acordo com um sistema de design que inclui várias linhas de produtos, tamanhos de dispositivos e componentes de embalagem.
Recebedora dos prêmios Red Dot Brands & Communication Design para design de embalagens, a caixa externa é composta de 80-85% de polpa de papel reciclada e o ensacamento de plástico é reduzido com o uso de luvas de papel para proteção do adaptador.
Ainda, a bolsa do notebook e a folha entre o teclado são feitas com 100% de PET reciclado. O resto da embalagem é 100% reciclável, e sua partição interna é também reutilizável: com só alguns passos extras, os usuários podem transformá-lo em um suporte ajustável para notebook.
Conforme a Acer chega mais perto de seu objetivo de incorporar até 30% de conteúdo de plástico PCR em seus principais produtos até 2025, ela continua procurando materiais novos e mais ecológicos para o desenvolvimento futuro de produtos.
O Grupo Acer aderiu à iniciativa RE100 em 2021 e firmou o compromisso de fornecer 100% de energia renovável até 2035.
Além do lançamento da plataforma Earthion e da adoção do sistema de divulgação global do CDP, as operações da Acer passaram a usar energia verde ainda em 2011, com alguns locais até instalando painéis solares para gerar sua própria energia.
No fim de 2020, os escritórios da Acer em mais de 30 países do mundo inteiro usavam 100% de energia renovável, enquanto 45% da energia usada pelo Grupo Acer é renovável.
A Acer acredita que a sustentabilidade é um esforço global que exigirá todas as mãos no convés para fazer uma diferença verdadeira.
No Acer Green Day, a marca também lançou seu “Desafio de 21 Dias” como parte de sua missão da Earthion para incentivar seus funcionários a tomar ações ecológicas todos os dias e transformá-las num hábito.
Esse desafio desta vez vai incluir os funcionários dos parceiros e fornecedores da Acer, além dos consumidores, que podem participar pelo Instagram em #Acer21DayChallenge, que segue vários heróis influenciadores contando suas histórias sobre redução/reutilização/reciclagem e atividades que integram ações ecológicas em seus estilos de vida.
Para saber mais sobre o Acer Green Day, visite este site.