ESG

Ações de sustentabilidade das marcas são enganosas para maioria dos consumidores

No Brasil, 56% dos consumidores pararam de adquirir produtos e serviços de empresas que não investem em sustentabilidade ou impactam o planeta.


O Índice do Setor de Sustentabilidade 2023, estudo da Kantar que destaca as atitudes dos consumidores em relação à sustentabilidade, aponta que as questões ligadas ao tema se tornaram prioridade para o público. Porém, ainda há espaço para as marcas trabalharem oportunidades e se adaptarem a essa nova realidade. Segundo o relatório, as preocupações relacionadas ao greenwashing, que é o ato de divulgação falsa sobre sustentabilidade, são altas e abrangem diversos segmentos de mercado.

De acordo com o estudo global, mais da metade dos entrevistados acredita que marcas de todas as áreas não são honestas ao divulgarem suas ações de sustentabilidade. Para os participantes, os setores de social media (60%), carne e produtos à base de carne (58%) e roupas e calçados (57%), são os que mais espalham informações incorretas ou não críveis sobre o assunto.

No ponto de vista dos brasileiros, as áreas que mais se destacam negativamente são carne e produtos à base de carne (65%), skin care (65%), e fast food e restaurantes (65%).

Por outro lado, na visão global, os segmentos de comida para animais de estimação (42%), produtos de higiene para bebês (46%) e cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas (46%) são percebidos como os que têm maior credibilidade nas ações de sustentabilidade que comunicam aos consumidores. Enquanto no Brasil se destacam os segmentos de veículos híbridos e elétricos (43%), produtos de higiene para bebê (46%) e comida para animais de estimação (46%).

Mas, mesmo no que diz respeito a esses segmentos, cinco em cada 10 entrevistados acreditam que as empresas divulgam materiais falsos ou imprecisos sobre desenvolvimento sustentável.

Também de acordo com o levantamento, quanto mais os consumidores buscam novas soluções sustentáveis, mais encontram situações de greenwash. Dessa forma, 50% das pessoas diminuem o consumo ou deixam de comprar os produtos e serviços de negócios que podem impactar negativamente o meio ambiente ou a sociedade. Em contrapartida, as marcas que trabalham ativamente em atividades de sustentabilidade ou estão abertas à mudança são buscadas por 63% dos entrevistados.

No Brasil, 56% dos consumidores pararam de comprar produtos e serviços de empresas que não investem em sustentabilidade ou impactam o planeta. 77% dos entrevistados brasileiros ainda acreditam que os negócios têm a responsabilidade de tornar a sociedade mais justa, e 67% defendem que as marcas devem se responsabilizar e resolver os problemas climáticos e sociais.

Além disso, aqueles que são mais afetados pelas questões ambientais sentem mais o descaso e as mentiras das empresas. Isso gera um abalo na confiança dos clientes com as marcas. De acordo com o Índice do Setor de Sustentabilidade 2023, é essencial que as instituições sejam honestas em suas campanhas e mudanças, para gerar mais credibilidade e promover integridade, inclusão e identificação.

Índice do Setor de Sustentabilidade

O relatório Índice do Setor de Sustentabilidade 2023 revela as atitudes dos consumidores em relação à sustentabilidade em 42 setores. O estudo anual, que está em seu terceiro ano, baseia-se em entrevistas com aproximadamente 26.000 consumidores em 33 mercados. O relatório mostra as percepções dos clientes sobre o desempenho de cada segmento a partir de quatro fatores-chave do marketing: Estratégia, Inovação, Ativação e Impacto.

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