O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, ainda traz muitas reflexões sobre a equidade feminina no mercado de trabalho. Na Arcos Dourados, franquia que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, a valorização das mulheres e o fomento à sua ascensão profissional é uma pauta prioritária trabalhada pela companhia na gestão e desenvolvimento de pessoas.
Desde a criação do Somos, Comitê de Diversidade & Inclusão, a Arcos Dourados tem alcançado um crescimento gradativo na quantidade de promoções de mulheres a cada ano. Para atuar diretamente no eixo de Equidade de Gênero, uma das frentes do comitê, a companhia conta com a atuação da Rede de Mulheres, grupo que promove práticas de equidade diante as oportunidades, ações afirmativas e busca dar visibilidade aos seus talentos dentro da empresa.
Com 60% do seu quadro de colaboradores no Brasil composto por mulheres, apenas em 2022, de todas as promoções feitas pela companhia, 63% foram conquistadas por elas. Já na questão racial, as mulheres negras são 61% do quadro feminino da Arcos Dourados, sendo que elas representaram 40% das promoções realizadas no último ano. Esses resultados são um reflexo do compromisso da empresa em promover não apenas ó a equidade de gênero, mas também a pauta racial em seu ambiente de trabalho.
Alem-disso, a companhia tem sua liderança majoritariamente feminina (51%), considerando escritório e restaurantes, na contramão do mercado em que as mulheres líderes são 38%. Uma prova disto é a história de Ana Cláudia Matos Vieira Nobrega, que atualmente exerce o cargo de liderança como Gerente de Unidade de Negócios do McDonald’s em Cuiabá. No restaurante há 16 anos, Ana entrou na rede como primeiro emprego, abraçou o propósito da empresa e se desenvolveu como pessoa e profissional, conquistando até mesmo o antigo sonho de se tornar advogada.
“Ser mulher é um ato de gratidão! Porque não é simplesmente ser a mulher, mas é ser mãe, ser pai, ser dona de casa, ser a mulher que trabalha, ser a mulher de negócios, ser a que sustenta a casa, ser a que constrói uma história”, destaca Ana.
“Tenho muito orgulho de ser a mulher que me tornei, batalhadora, guerreira, que não desiste, que constrói tudo novamente, do zero. De olhar para mim e poder afirmar que sou verdadeiramente uma mulher, assim como muitas outras brasileiras, que vão à batalha diariamente, sem medir esforços, nem deixar angústia, tristeza ou aflição tomarem conta. Que coloca o sorriso no rosto e vai à luta”, acrescenta.
Aos 33 anos, a Gerente de Unidade de Negócios é casada e tem outras três Anas em casa, a Ana Beatriz, de 15 anos, a Anna Eliza, 9 e Anna Luiza, de 4, além de um enteado, o Kauã, de 13 anos. Ela revela que passou por uma separação e precisou deixar tudo para trás, inclusive a casa onde morava, mas com a força de vontade e a determinação que só os grandes líderes têm, ela conquistou tudo novamente, do zero.
“O McDonald’s não só me incentivou a me tornar uma pessoa qualificada, mas pagou parte dos meus estudos. Hoje eu tenho cinco formações: direito, marketing, recursos humanos, pós-graduada em trabalho e processo do trabalho. Todas essas conquistas só puderam ser realizadas por causa dos incentivos, bolsas de estudo e investimentos que a empresa me proporcionou. Me dando qualidade, oportunidade, me capacitando e permitindo que eu conseguisse conciliar o trabalho com os estudos. Este ano começo um curso de inglês”, afirma Ana.
Ela conta que o McDonald’s valoriza as mulheres da empresa em todos os sentidos, no amparo da gestante, com o programa Laços Dourados, que cuida da mãe e do bebê, abraça as mulheres que já têm filho e buscam emprego no restaurante e ainda cobre a funcionária e toda a família com plano de saúde. Com a carteirinha da OAB em mãos, ela montou seu escritório, construiu sua marca própria, tem pessoas que trabalham para ela e continua como líder no McDonald’s.
“Sigo aqui até hoje e não tenho expectativa de sair, pois o investimento que a empresa faz na nossa vida é muito grande”, conclui.
“Temos muito orgulho de reconhecer o potencial de cada colaboradora mulher que está conosco e por isso, a promoção da equidade de gênero e a valorização feminina é e continuará sendo uma de nossas pautas prioritárias. É desta forma que construímos uma cultura empresarial mais inclusiva e, consequentemente, mais forte e resiliente”, finaliza Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dourados.