A Audi Environmental Foundation, área de filantropia da AUDI AG que dá suporte a projetos inovadores em defesa do meio ambiente, a Audi do Brasil e a ONG Litro de Luz fizeram uma parceria para levar energia solar para comunidades pobres da Floresta Amazônica.
Mais de 100 famílias vão ser beneficiadas pela iniciativa, que inclui a instalação de postes de energia solar nas localidades comuns de duas comunidades e doação de lampiões solares para as famílias usarem em suas casas ou ao se locomoverem.
Leia também: Samsung reutiliza redes de pesca descartadas nos novos dispositivos Galaxy
Os equipamentos estão previstos para serem instalados e entregues até o segundo trimestre deste ano.
O-processo do Litro de Luz Brasil também inclui as etapas de idas às comunidades com o objetivo de engajar os moradores, treinamento de embaixadores no local para simbolizar a instituição, mapeamento dos lugares para colocação das infraestruturas de iluminação, treinamento e instalação com os habitantes, pesquisa para medir o impacto causado e apoio para futuras manutenções, até mesmo a logística reversa das baterias está inclusa.
“Dependemos de eletricidade diariamente. No entanto, a eletricidade não está totalmente disponível para todas as áreas do mundo até agora. Comunidades remotas e carentes, em especial, têm dificuldade em obter uma rede elétrica confiável” declarou Dr. Rüdiger Recknagel, porta-voz do Conselho de Administração da Audi Environmental Foundation.
“A eletricidade é essencial para fazer parte de uma sociedade maior e também possibilita o acesso à educação, é difícil ler quando não há luz. Por isso a Audi Environmental Foundation apoia o Litro de Luz em colaboração com a Audi do Brasil. Isso nos permite não apenas fortalecer o relacionamento com nossos colegas do Brasil, mas também trazer luz aos lugares onde é mais necessário, acrescentou ele.
A Audi Environmental Foundation foi criada em 2009 com a intenção de dar apoio a projetos revolucionários em prol da proteção do meio ambiente.
“Este projeto alia diversos aspectos que estão no DNA da Audi: inovação, tecnologia, eletrificação e, acima de tudo, desejo de melhorar a vida das pessoas. A todo momento falamos de futuro, mas não podemos esquecer que existem milhões de pessoas que não possuem as necessidades básicas atendidas. Esta iluminação solar, além de neutra em emissão de CO2, trará melhoria da condição social, de segurança e saúde nestas comunidades”, concluiu Antonio Calcagnotto, responsável pela área de assuntos institucionais e sustentabilidade da Audi do Brasil.