Visitantes da Beauty Fair 2024 conseguem doar cabelo humano para ajudar na retirada de óleo do oceano. Os interessados na ação podem cortar o cabelo gratuitamente e realizar a doação, além de acompanhar a experiência ao vivo.
A ativação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com o projeto Fiotrar e TRUSS, faz parte da programação da House of Truss ao longo da feira. A Beauty Fair teve início no sábado, 7, e segue até terça-feira, 10, em São Paulo, no Expo Center Norte.
O cabelo arrecadado nos cortes feitos pelos cabeleireiros do time TRUSS Specialist será usado na confecção de mantas com alta capacidade de absorção de óleo derramado no oceano. Pioneiro no Brasil, o Fiotrar encontra-se em fase de pesquisa, teste e desenvolvimento. Estudos indicam que um grama de cabelo pode reter até cinco gramas de óleo.
A ativação ocorre das 10 às 14 horas e os cortes de cabelo, que exigem um comprimento mínimo de 2,5 centímetros, respeitarão a ordem de chegada dos interessados. Além da produção das mantas, o cabelo doado também poderá contribuir para a produção de perucas que serão doadas a pacientes oncológicos, em iniciativa da ONG Cabelegria.
Os interessados em participar da ação devem estar com o cabelo limpo e seco. O estande também receberá doações de cabelo já cortado (amarrado com elástico, limpo e seco) com pelo menos três centímetros de comprimento.
A ação da Fundação Grupo Boticário, em parceria com o Fiotrar e TRUSS, na Beauty Fair, ocorre pelo segundo ano seguido. Em 2023, 228 cortes de cabelo foram realizados durante os quatro dias de evento, doações capazes de retirar cerca de 85 quilos de óleo dos mares. Todo o material produzido fica guardado na sede do projeto e pode ser doado para autoridades em caso de acidentes com derramamento de óleo em rios ou mar.
Solução inovadora para desafio ambiental
O projeto Fiotrar faz uso do grande potencial do cabelo humano para absorver óleo, criando uma alternativa sustentável e biodegradável para enfrentar acidentes ambientais. A iniciativa começou com a ONG Cabelegria, que desde 2013 arrecada cabelo, confecciona e distribui perucas para pacientes oncológicos.
“Como descartávamos parte das doações que recebíamos, resolvemos pesquisar formas de aproveitar os fios inutilizados. Descobrimos a grande capacidade de absorção do óleo pelo cabelo e, depois de muita pesquisa e busca por parcerias, desenvolvemos esta solução para ajudar a preservar o meio ambiente”, explica a fundadora e presidente da Cabelegria, Mariana Robrahn.
Agora, o Fiotrar é uma instituição independente e, além de uma máquina que confecciona as mantas, trabalha na criação de um filtro para a remoção de metais pesados de efluentes a partir do cabelo. Os participantes da Beauty Fair poderão conhecer o filtro e observar a grande capacidade de filtragem do cabelo.
O Fiotrar foi selecionado pela Fundação Grupo Boticário para receber apoio financeiro para o seu desenvolvimento a partir do Camp Oceano da Teia de Soluções, um processo que estimula a cocriação de projetos inovadores para solucionar problemas ambientais contemporâneos.
“Essa iniciativa comprova que é possível gerar impactos positivos ao meio ambiente unindo a ciência, a inovação, o empreendedorismo e a colaboração de pessoas com diferentes saberes. Diante de tantos desafios socioambientais, precisamos ampliar as buscas por soluções, mobilizando diferentes setores da sociedade”, afirma Thaís Machado Gusmão, gerente de Comunicação e Engajamento da Fundação Grupo Boticário.