O Brasil estabeleceu o recorde oficial de autonomia do Bolt EUV, que percorreu 901,8 km com uma carga completa da bateria. O desafio de máxima eficiência energética durou 28 horas e 30 minutos e foi realizado no Campo de Provas da GM em Indaiatuba (SP) para marcar a estreia do SUV compacto elétrico da Chevrolet no país.
Ao todo, mais de 70 pessoas, entre jornalistas, influenciadores, clientes, concessionários, parceiros e colaboradores da GM, revezaram-se ao volante das três unidades do Bolt EUV participantes da ação, promovida num circuito redondo de 4,3 km que simula uma reta plana infinita. O intuito era descobrir qual distância seria possível rodar com os 66 kW de energia da bateria do modelo em condições de máxima eficiência energética. O Instituto Mauá foi o responsável pela auditoria do desafio.
A fim de percorrer os mais de 900 km, ou quase o dobro do ciclo padrão WLTP (456 km), os motoristas utilizaram-se de técnicas que otimizam o menor consumo de energia da bateria do veículo.
No caso do Bolt EUV, este pico de economia de energia é atingido em baixas velocidades. A média do carro em deslocamento durante a prova foi próxima de 35 km/h, até por isso o carro ficou rodando por mais de um dia inteiro, contando com paradas apenas para a troca de condutor.
As condições do veículo e da pista, além das co estilo de condução, influenciam na autonomia de qualquer tipo de automóvel. No caso dos EVs, temperaturas extremas também são determinantes por conta da maior necessidade de refrigeração ou aquecimento da bateria.
Os motoristas participantes foram aconselhados a evitar acelerações e frenagens bruscas, além de não utilizarem recursos como o sistema de aquecimento dos bancos e volante ou o ar-condicionado. O estado de conservação do veículo, a correta pressão dos pneus e até as condições climáticas e geográficas podem influenciar num teste como este.
“A linha Bolt da Chevrolet simboliza uma grande conquista tecnológica em direção ao futuro 100% elétrico da GM e também é uma referência global em razão do seu pioneirismo, sendo o primeiro EV de produção em larga escala do mundo a oferecer elevada autonomia a preço mais acessível. E o impressionante desempenho do Bolt EUV neste desafio de autonomia máxima reforça a superioridade do produto em sua categoria”, comenta Leandro Couto, diretor do Campo de Provas da GM.
E importante ressaltar que o SUV zero emissão da Chevrolet se diferencia pela autonomia aproximadamente 50% maior que a de concorrentes, de acordo com dados do Inmetro.
O Bolt EUV será comercializado em lote único no Brasil e se destaca pelo design, acabamento refinado, excelente desempenho e nível de equipamento. Também é ligeiramente maior e mais espaçoso que o Bolt EV, disponível desde 2019 no Brasil.
A empresa trabalha em uma geração ainda mais avançada de EVs, que estreia em meados de 2024 no mercado nacional. O Blazer EV e o Equinox EV já estão confirmados.
A ampla estrutura de engenharia que a GM possui no Brasil com o Campo de Provas e o Centro Tecnológico vem sendo utilizada para contribuir com o desenvolvimento desses dois futuros modelos elétricos, algo até então inédito no país.
As principais colaborações estão relacionadas às áreas de eficiência energética e de conectividade, além de testes de certificação e homologações necessárias para customizar os EVs à legislação e às preferências de diferentes mercados.
Fotos: Divulgação