ESG

Braskem recolheu plástico no Rock in Rio em ação realizada pela Blitzar

Ativação que captou e encaminhou para reciclagem mais de 130 mil itens plásticos no Lollapalooza foi replicada no maior festival de música e entretenimento do mundo, com mais de 190 mil itens já recolhidos em 2 dias de festival.


A Braskem, com o objetivo de estimular o público a manter a Cidade do Rock limpa e separar resíduos plásticos para reciclagem, conta novamente com a Blitzar Sistemas Digitais Interativos na realização da ação de sustentabilidade baseada em gamificação, que foi sucesso no Lollapalooza 2022. No final do segundo dia do Rock in Rio, mais de 190 mil itens já tinham sido recolhidos.

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No decorrer de todo o período do festival de música, pessoas que recolherem e entregarem o lixo plástico em um dos seis postos de coleta distribuídos pelo espaço, terão a oportunidade de juntar pontos e trocar por recompensas, como pulseiras de fast pass para as ativações de marcas parceiras, incluindo Coca-Cola, Heineken, Kit Kat e Natura, mochilas, câmeras Instax e até mesmo ingressos para outros dias de shows.

Para participar, basta realizar um cadastro no hotsite, criado exclusivamente para a ação. Em seguida, é só recolher os itens encontrados durante os dias de evento e entregar nos locais indicados para acumular pontos que dão direitos aos prêmios, que podem ser retirados em dois postos de troca.

“Para fazer o controle e determinar as premiações, foi usado o mesmo sistema de gamificação disponível para nossos clientes em eventos realizados em nossa plataforma online. Ele foi customizado para atender às demandas do festival, incluindo personalização de interface, regras e input dos dados”, revela Veruska Almeida, cofundadora da Blitzar

No Lollapalooza, que recebeu mais de 300 mil pessoas em março, em São Paulo, a ação teve como resultado a captação de mais de130 mil itens plásticos. 

“Foi incrível ver o engajamento do público, que manteve os pontos de coleta e troca sempre movimentados”, acrescentou. 

Na ação, assinada pela Publicis, foram distribuídos mais de 10 mil brindes, para os participantes, que deram sua contribuição para manter o espaço do Autódromo de Interlagos limpo, encaminhando todo o lixo plástico para ser reciclado pela Braskem.

A Blitzar é especializada em interatividade, focada em criar ativações que incentivem a participação do público em eventos presenciais e on-line, tirando-o do papel de mero espectador. 

“Hoje, as pessoas não querem só assistir e receber informações. Elas querem interagir e contribuir de alguma forma”, aponta Almeida. 

“Vimos isso nos eventos online, mas essa necessidade de interação vem ainda mais forte agora, na volta dos presenciais e híbridos. Como desenvolvemos a Blitzar com tecnologia proprietária com recursos modulares, temos a flexibilidade para adaptá-los à ações presenciais e isso tem sido fundamental para nossos clientes”, conclui.