Eventos e sustentabilidade

Centro de Convenções Rebouças avança nas práticas ESG

Para o desenvolvimento da jornada ESG, o empreendimento contou com o mestre em sustentabilidade Rafael Vaisman

Envolvido com 9 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Centro de Convenções Rebouças avança nas práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) em seu modelo de negócio.

Envolvidos com 9 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Centro de Convenções Rebouças anuncia seus avanços na integração de práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) em seu modelo de negócio.

“Negócios e sustentabilidade devem coexistir em harmonia. Nossa jornada para a aplicação das práticas ESG é um reflexo tangível desse compromisso e estamos empenhados na expansão desse trabalho com os stakeholders. A colaboração e o empenho de cada um dos promotores, organizadores, fornecedores, patrocinadores e do público final será imprescindível para alcançar novos patamares de sustentabilidade e aí sim, acreditamos num caminho bem sucedido”, afirma Ana Luísa Diniz Cintra, diretora do Centro de Convenções Rebouças.

Conheça as práticas ESG do Centro de Convenções Rebouças

Diagnóstico: informações do status das empresas colaboradoras e parceiras para entender e auxiliar nas práticas ESG nos eventos.

Educação: workshops e programas de educação liderados por especialista na área para a conscientização e a compreensão sobre ESG.

Resíduos sólidos (PGRS): Desenvolvimento e implementação de um plano abrangente de gerenciamento de resíduos sólidos, visando a redução, reutilização e reciclagem de resíduos nas operações.

Energia: implantação de usina fotovoltaica para reduzir a pegada de carbono e promover energia limpa e renovável.

Inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE): Foi iniciado o processo de inventário para o ano de 2024. O objetivo é concluir com o programa de compensação das emissões.

Compromisso de longa data com a sustentabilidade: Há quinze anos, o Rebouças tem se dedicado a reduzir seu impacto ambiental através da reciclagem residual dos eventos, sendo o pioneiro neste processo, e promover práticas sustentáveis. Algumas das práticas ESG realizadas incluem um total acumulado de reciclagem de 103 toneladas de lixo proveniente de eventos, o descarte adequado de 3.468 lâmpadas fluorescentes, a reutilização de águas pluviais nos vasos sanitários e mictórios desde 2014, e a substituição de lâmpadas fluorescentes por LED.

Diversidade: Valorização da diversidade, inclusão e bem-estar do time de colaboradores, promovendo a equidade de gênero em suas equipes e implementando políticas de seleção e contratação que não discriminam cargos, atividades ou áreas de atuação.

Comunicação: Conta com o desenvolvimento de documentos práticos e didáticos para promotores e organizadores, fornecedores e parceiros, incluindo o compromisso ESG do Centro de Convenções Rebouças, Guia prático, Metas e objetivos a médio e longo prazo, além de workshops e atividades de visitas técnicas para criação de PGRS e Plano ESG anual.

Envolvidos com 9 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Centro de Convenções Rebouças anuncia seus avanços na integração de práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) em seu modelo de negócio.

Para o desenvolvimento das práticas ESG, o Centro de Convenções Rebouças contou com o mestre em sustentabilidade Rafael Vaisman para o desenvolvendo de documentos práticos direcionados aos promotores, organizadores de eventos, fornecedores, parceiros e visitantes do Rebouças.

“Estamos comprometidos em continuar aprimorando nossos esforços na cadeia de eventos, promovendo práticas sustentáveis e inclusivas. Posicionamo-nos como agentes de mudança positiva na indústria, fortalecendo nossa comunidade e unindo todos pela causa do desenvolvimento sustentável e responsável.”, conclui Ana Luísa.

Fotos: Divulgação