Com cuidado

Coca-Cola FEMSA Brasil já treinou cerca de 3,5 mil motoristas no Programa de Capacitação de Condutores

Os treinamentos foram realizados em todos as unidades nos sete estados onde a companhia é fabricante Coca-Cola

Simulador da Coca-Cola FEMSA
Créditos: Divulgação

A Coca-Cola FEMSA Brasil, uma das maiores fabricantes do sistema Coca-Cola no mundo em volume de vendas, iniciou em 2019 o Programa de Capacitação de Condutores na sua operação.

O projeto piloto foi realizado em parceria com a Younder, empresa terceirizada que criou o projeto com simuladores para treinar e ampliar a capacidade técnica dos motoristas da frota própria e, também, dos motoristas de prestadoras de serviço de frete terceirizadas.

Após comprovar a eficiência do programa, a Coca-Cola FEMSA Brasil adquiriu em 2021 os simuladores para inserir de maneira permanente o treinamento entre os condutores que integram a malha de distribuição da companhia, mantendo a curadoria da Younder no processo.

Conforme a coordenadora do projeto dentro da empresa, Thais Nascimento, o programa conta com indicadores significativos na redução de colisões e fatalidades. “A Coca-Cola FEMSA Brasil foi uma das primeiras empresas do país a investir na aquisição dos simuladores e incorporar o treinamento e a capacitação dos condutores na rotina de todas as unidades de operação da companhia”, destaca Thais.

O programa

Ao todo, mais de 3,5 mil motoristas da companhia e empresas parceiras já realizaram a capacitação desde 2022, ano em que a atividade passou a ser incorporada na rotina da frota. O equipamento adquirido para os treinamentos é o S.Truck, que simula situações reais do dia a dia de condutores de caminhões de diversos tamanhos, habilitados nas categorias C, D e E.

O treinamento de oito horas para cada motorista envolve atividades teóricas e práticas, levando para o simulador de trajetos cenários como chuva forte, neblina, neve, estrada de chão, noite, animais e pedestres na pista, alagamento, entre outras adversidades que os condutores enfrentam pelas vias.

Em 2022, 835 motoristas realizaram a capacitação nos simuladores. Já em 2023, o total chegou a 1921 condutores treinados. Este ano, mais de 930 motoristas já passaram pela avaliação e treinamento nos simuladores.            

Conforme Gabriela Penkaitis, Gerente de Segurança do Trabalho da Coca-Cola FEMSA Brasil, o Programa de Capacitação de Condutores da companhia diminui de forma significativa um dos principais riscos enfrentados pela operação.

“As pessoas e o cuidado com a comunidade estão no centro do nosso negócio, assim como a sustentabilidade. O programa já demonstrou sua eficácia e redução drástica dos ‘Crash Rates’, índice que analisa as taxas anuais de colisões. E este ano os índices seguem em franca queda na comparação com o ano passado”, destaca a gestora.

“Além disso, o programa ainda incentiva uma postura de direção econômica e sustentável dos nossos motoristas”, complementa Gabriela.

Toda a atividade dos condutores é acompanhada por um sistema de telemetria, que os auxilia a conduzir os veículos de rota de maneira mais segura. Os resultados da telemetria e dos treinamentos com os simuladores são incorporados a avaliações completas de desempenho de cada motorista, destacando os pontos positivos e possíveis falhas na condução, buscando trabalhar as oportunidades individualmente. E o programa segue de forma cíclica, trazendo a cada ano novos conteúdos para seguir aprimorando os condutores.