Quando o assunto é diversidade e inclusão, é fundamental ampliar nosso olhar para além das paredes corporativas. É importante considerar todo o ecossistema em que a empresa está inserida, desde seus colaboradores e fornecedores internos até seus parceiros e fornecedores externos.
Essa abordagem em todos os âmbitos que envolvem a cadeia produtiva das empresas é crucial para promover mudanças reais e gerar impactos positivos nos indicadores sociais e governamentais do ESG (Environmental, Social and Governance). Por isso, acredito que a prática de compras inclusivas vai muito além de ser apenas uma escolha assertiva, ela se revela uma estratégia inteligente.
Em vista do atual cenário, no qual 54% da população brasileira é negra, 46 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência (segundo o IBGE) e 19 milhões de indivíduos com 18 anos ou mais no Brasil se identificam como lésbicas, gays ou bissexuais (conforme o Instituto DataFolha em 2022), é fundamental que o setor assuma uma postura ativa no que diz respeito à D&I e tenha um orçamento específico para contratação de empresas com diversidade no quadro societário. Essa ação tem uma relação direta com a circulação de capital e com a promoção da igualdade de oportunidades entre as organizações. É sobre isso que o termo “compras inclusivas” diz respeito.
No entanto, devemos reconhecer que ainda existem desafios a serem superados para viabilizar um ecossistema empresarial verdadeiramente inclusivo. Um desses obstáculos diz respeito às formas de pagamento praticadas no mercado. Para as empresas emergentes, que não dispõem de investimentos robustos ou capital de grande porte, pode ser extremamente difícil sobreviver com prazos de pagamento de 45, 60 ou até mesmo 90 dias, comuns em negociações com grandes corporações. Em casos extremos, esse prazo pode chegar a temidos 120 dias.
Diante dessa realidade, é necessário desenvolver programas de compras inclusivas que ofereçam flexibilidade e adaptabilidade nas formas de pagamento, eliminando a cobrança de taxas de antecipação. Essa medida proporciona um ambiente de negócios mais equitativo, permitindo que empresas em crescimento tenham acesso aos recursos necessários para prosperar. Ao adotar essa abordagem, as empresas estariam promovendo um ambiente de negócios mais justo, no qual a diversidade e a inclusão são verdadeiramente valorizadas.
A implementação de compras inclusivas não se trata apenas de cumprir uma cota ou preencher requisitos regulatórios. É uma oportunidade de fortalecer a imagem corporativa, aumentar a competitividade e construir uma reputação sólida, alinhada aos valores e às demandas da sociedade atual. Ao abraçar a D&I em todas as etapas do processo de compra, desde a concepção até a execução de ações de comunicação, estamos trabalhando para construir um futuro mais inclusivo.