Impacto Black

Doritos e Fundação PepsiCo lançam edital para impulsionar organizações comandadas por pessoas pretas

Em colaboração com Instituto Feira Preta, o programa selecionará 10 organizações voltadas para a inclusão e transformação social que receberão aporte financeiro, treinamentos e capacitação

A PepsiCo, em parceria com a Fundação PepsiCo e sua marca Doritos, anuncia um edital para impulsionar organizações comandadas por pessoas pretas em todo o Brasil. O programa Impacto Black investirá R$ 1 milhão em aporte financeiro, treinamentos e capacitação para as 10 organizações selecionadas.

Em parceria com Instituto Feira Preta, Impacto Black selecionará 10 organizações voltadas para a inclusão e transformação social que receberão aporte financeiro, treinamentos e capacitação

A iniciativa para impulsionar organizações comandadas por pessoas pretas surge em um contexto de profunda desigualdade racial no Brasil, onde, apesar de 56,1% da população ser negra ou parda (IBGE/2023), apenas 4,7% dos negros ocupam cargos de liderança no mundo corporativo (Pesquisa Ethos 2016). O Impacto Black busca combater essa disparidade e promover a equidade racial em setores como emprego, educação e renda.

As organizações selecionadas serão escolhidas por sua atuação crucial na promoção da população negra e de comunidades em situação de vulnerabilidade. Além do aporte financeiro, elas receberão treinamentos, capacitação e mentoria por meio de um programa com duração de um ano, ministrado por especialistas.

O Instituto Feira Preta, organização que visa a capacitação e o desenvolvimento de empreendedores negros, será parceiro do projeto, oferecendo sua expertise no fortalecimento de organizações sociais negras por meio da metodologia Afrolab.

As inscrições para o programa Impacto Black estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por qualquer organização do Brasil entre 11 de julho e 12 de agosto de 2024 pela plataforma Prosas.

O Impacto Black se destaca como uma iniciativa inovadora no combate à desigualdade racial no Brasil. A PepsiCo, em conjunto com seus parceiros, demonstra compromisso com a equidade racial e com o empoderamento da população negra no país, ao impulsionar organizações comandadas por pessoas pretas.

Critérios de participação

Para participar do edital para impulsionar organizações comandadas por pessoas pretas, é necessário ser uma organização da sociedade civil (ONGs, associações, movimentos, coletivos); estar ativo e formalizado há pelo menos um ano; ser fundada ou liderada por pessoas pretas e ter diretoria com pelo menos 50% de pessoas pretas.

O investimento do edital para impulsionar organizações comandadas por pessoas pretas será de R$ 1 milhão em aporte financeiro, treinamentos e capacitação.

As inscrições estão abertas de 11 de julho a 12 de agosto de 2024 pela plataforma Prosas.

Para mais informações, acesse o site do Instituto Feira Preta.

Foto: Depositphotos