A busca pela diversidade e o combate à discriminação racial sempre estiveram presentes no propósito das entregas realizadas pelo hub Fibra.ag e Fibra One. Esse DNA foi fundamental para a empresa ao assumir a responsabilidade pela organização e produção da terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação, iniciativa da Unesco que ocorreu até 1.º de dezembro, no Sesc 14 BIS, em São Paulo.
Com mais de 30 painéis e atividades paralelas, o Fórum reuniu especialistas em políticas públicas, acadêmicos, cientistas, agentes da sociedade civil, ONGs e OSCs, além de artistas e profissionais criativos do setor privado e da mídia. O objetivo foi debater ideias e assumir compromissos concretos para a construção de sociedades mais inclusivas e sustentáveis. Durante o intervalo das mesas, foram realizadas discotecagens na Feira Preta, bem como apresentações da Velha Guarda da Vai-Vai, Paco Damas e do Ilê Obá de Min. Na abertura da plenária, tivemos apresentações de Hip Hop.
Para Ed Sequim, CPO da Fibra.ag, o Fórum foi muito além de um mero evento, pois se conectou intimamente com a essência da agência, que desenvolve constantemente ações atreladas às questões sociais e de equidade racial.
“O Fórum trouxe à tona aspectos que precisam ser discutidos para conscientizar as pessoas sobre a presença do racismo e da discriminação social na sociedade, que infelizmente ainda fazem parte do cotidiano brasileiro, e cabe a nós implementar ações práticas para mudar o futuro”, enfatizou.
Sequim também destacou a dimensão da produção.
“Começamos a organização há dois meses e tivemos cerca de 100 pessoas envolvidas na operação, entre empresas parceiras e equipe”.
Já Andrea Pitta, CEO da Fibra One, comentou sobre a importância da causa dentro do hub. “O projeto também foi de encontro com os valores da Fibra One. É gratificante fazer parte disso e ver que temos o poder de transformar a sociedade, principalmente junto com os nossos parceiros. O ESG sempre esteve presente em nossas estratégias, o que reflete muito em nossa entrega”.
O Fórum também foi a plataforma do lançamento do Panorama Global da UNESCO contra o Racismo e a Discriminação (Unesco Global Outlook Against Racism and Discrimination), relatório que apresentou pontos de vista e dados regionais sobre a discriminação racial no campo digital.
Além disso, o evento marcou o lançamento da primeira edição da nova série “Resiliência Baseada em Gênero”, bem como da segunda edição da série “Transforming MEN’talities”. Adicionalmente, ocorreu a implantação do Guia Antirracismo da Unesco.
Fotos: Divulgação