Neste sábado, 25 de março, é comemorada a 10ª temporada do projeto Limpeza dos Mares, promovido pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Acquanauta Floripa, e com patrocínio da rede Fort Atacadista, do Grupo Pereira. A etapa também celebra o aniversário da capital catarinense, que comemora 350 anos nesta semana.
Neste ano a iniciativa retorna à Ilha do Arvoredo, na Grande Florianópolis, para retirar resíduos acumulados de naufrágios, redes fantasmas e outros, nos costões e no fundo do mar, que chegam por meio de correntes marítimas e do descarte incorreto. “Já atingimos a triste marca de mais de 130 toneladas recolhidas durante as mais de 35 etapas do Limpeza dos Mares durante estes 10 anos do projeto. Uma triste marca, mas ainda assim o projeto é recompensador, visto que a cada local que voltamos, sentimos uma maior conscientização e a diminuição constante do acúmulo de resíduos”, explica Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da ACATMAR.
“Assim como em todas as marcas que integram o Grupo Pereira, o Fort Atacadista está muito engajado com diversas questões ambientais, como, por exemplo, todas as lojas já serem abastecidas com energia limpa. Por isso, nada mais pertinente do que atrelarmos nossa marca a iniciativas que contribuem para a sociedade, como é o caso do Limpeza dos Mares. Em 2023 já completamos seis anos de apoio ao projeto, e, sem dúvida, essa etapa na Ilha do Arvoredo, que marca os 10 anos, justo na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Água, será histórica e muito emblemática para a nossa parceria”, declara a gerente nacional de comunicação corporativa e ESG do Grupo Pereira, Simone Cotta.
Simone também reforça que além da importância do aporte financeiro, que é fundamental para a continuidade e manutenção de todas as ações que integram o calendário do Limpeza dos Mares, o Fort convida colaboradores e a comunidade para prestigiar os mutirões de limpeza, ressaltando como cada um pode fazer a diferença e somar para os resultados.
“Parece pouco, mas mesmo com pequenos gestos e algumas mudanças no comportamento, servindo de exemplo para quem está ao nosso redor, mudamos aos poucos a consciência de toda uma comunidade”, defende a gerente de ESG.
A ação será em conjunto com o ICMBio, a Marinha do Brasil e a Polícia Militar Ambiental. O projeto Limpeza dos Mares conta ainda com o apoio da Prefeitura de Florianópolis e da Capitania dos Portos de SC.
“Também agradecemos muito ao Fort Atacadista, nosso principal mantenedor, bem como nossos apoiadores e os voluntários que nestes 10 anos já foram mais de 2.000 participantes que saem dos seus lares para fazer o bem levando a sério nosso lema #EuPonhoaMãoeFaço”, finaliza Ferrari.