A GOL Linhas Aéreas, a maior Companhia Aérea do Brasil, revelou ontem, terça-feira (8), um marco pioneiro na América Latina ao anunciar que, a partir de setembro, começará as operações piloto de compensação de combustível sustentável de aviação (SAF) por meio do sistema Book & Claim. A revelação ocorreu durante o Fórum de Sustentabilidade realizado pela fabricante americana Boeing e pela RSB (Roundtable on Sustainable Biomaterials) em São Paulo, com o tema “Sustainable Aerospace Together”.
A novidade foi apresentada por Eduardo Calderon, diretor do Centro de Controle Operacional (CCO) e Engenharia da GOL, durante o painel “Produção de Combustíveis Sustentáveis de Aviação no Brasil – Aprendizados e Perspectivas Futuras”. Para o anúncio conjunto, Rodrigo Guimarães, diretor Comercial de Aviação da VIBRA, fornecedora de combustíveis da GOL, também subiu ao palco.
O-modelo Book & Claim, que está em destaque não apenas na indústria da aviação, mas também em outros setores econômicos, permite que uma empresa compre créditos de carbono gerados por outra organização que já utiliza energia renovável. No caso do SAF, cuja cadeia produtiva ainda não está formalmente estabelecida no Brasil, a GOL adquirirá uma quantidade específica de combustível sustentável de outra companhia aérea e receberá créditos de carbono provenientes dessa compensação. Essa transação ocorrerá por meio da plataforma RSB em colaboração com a VIBRA.
Eduardo Calderon, diretor do Centro de Controle Operacional (CCO) e Engenharia da GOL, afirmou: “Para atingirmos a meta de zerar as emissões de carbono até 2050, precisamos começar agora. Entre as várias iniciativas adotadas pela GOL para alcançar o equilíbrio de carbono, o uso de SAF é a mais urgente, representando 64% do conjunto de esforços. O projeto piloto do Book & Claim mantém a GOL na vanguarda das iniciativas ambientais na América Latina, assim como fizemos com a possibilidade de compensação de carbono pelos clientes e com o lançamento das duas primeiras rotas do país totalmente neutras em carbono, apresentadas pela companhia em 2021.”
Histórico de ações e metas
No segundo trimestre de 2021, a GOL comprometeu-se a atingir o equilíbrio líquido de carbono até 2050. Para concretizar esse objetivo, a companhia está focada em quatro pilares definidos pela ICAO e ratificados pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo). No evento, Eduardo Calderon explicou a porcentagem que cada pilar representa na meta mais ampla de descarbonização:
Utilização de aeronaves tecnologicamente avançadas, que reduzem o consumo e as emissões de CO² – como o Boeing 737 MAX, um destaque na frota da GOL: 15%;
Melhorias operacionais contínuas (otimização do espaço aéreo e operações em solo): 3%;
Uso de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês): 64%;
Medidas baseadas no mercado – incluindo a compensação voluntária de carbono pelos clientes: 18%.
Um dos principais desafios é estabelecer um quadro regulatório no Brasil que possibilite a produção de SAF (combustível sustentável de aviação). Políticas públicas devem impulsionar essa produção sem criar distorções no mercado, garantindo previsibilidade e estabilidade para os produtores e protegendo os consumidores finais de preços exorbitantes pelo biocombustível.
No evento, a GOL também comemorou os 10 anos do primeiro voo comercial movido a biocombustível no Brasil, realizado pioneiramente pela companhia em 23 de outubro de 2013, na rota São Paulo-Brasília. Desde então, a empresa conduziu mais de 360 voos com bioquerosene.
Consciente da importância das ações de mercado, a GOL lançou, em junho de 2021, a iniciativa #MeuVooCompensa, tornando-se a primeira companhia da América Latina a permitir que seus clientes compensem voluntariamente a pegada de carbono de seus voos. A compensação está disponível para todos os clientes no momento da compra da passagem aérea, permitindo que eles voem com CO2 já neutralizado.
Em setembro de 2021, a GOL estabeleceu a rota Recife-Fernando de Noronha-Recife como a primeira rota 100% neutra em carbono no Brasil. A compensação individual do carbono gerado por essas viagens é assumida inteiramente pela companhia e pela Moss, parceira da iniciativa. Em dezembro do mesmo ano, a companhia lançou a segunda rota 100% neutra em carbono do Brasil, que liga São Paulo/Congonhas a Bonito (MS), outro destino sustentável. A terceira rota neutra em carbono da empresa será revelada em setembro deste ano.
Em março de 2023, a GOL alcançou o Estágio 2 da certificação IEnvA (IATA Environmental Assessment), confirmando a implementação e validação efetivas do Sistema de Gestão Ambiental da empresa. A companhia passou a fazer parte de um seleto grupo de 10 companhias aéreas mundiais detentoras dessa certificação.
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