O branqueamento de corais é um dos maiores desafios enfrentados no e cossistema marinho atualmente, que continua a aumentar devido ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Para colaborar com a proteção dos recifes de coral, promovendo a sustentabilidade dos oceanos, o Grupo Boticário traz para o Brasil a metodologia científica pioneira e inovadora no país que comprova o atributo “Seguro para Corais”, possibilitando o desenvolvimento de protetores solares mais sustentáveis.
O uso do selo “seguro para corais” já é utilizado desde 2020 pelo Grupo, inclusive com a publicação de um artigo científico “Assessment of the Biological Response of the Scleractinian Coral Seriatopora Hystrix to Sunscreen Products” e este ano a companhia viabilizou a nacionalização dos testes que antes eram realizados apenas na França. Além disso, o Grupo Boticário realizou uma atualização na metodologia e agora começa a aplicá-la a novos projetos das marcas do Grupo.
A equipe de cientistas da companhia poderá, a partir de agora, realizar avaliações mais precisas por meio de software para análise de imagens. Desta forma, com o registro destas imagens nos intervalos do protocolo do teste, será possível medir quantitativamente se houve branqueamento, garantindo maior robustez no método.
O Grupo Boticário já vem realizando ações em prol da saúde dos corais, a partir dos produtos da marca licenciada Australian Gold, que passavam por testes no exterior. Em junho deste ano, o Grupo lançou uma campanha em defesa dos corais marinhos degradados por poluentes.
Já com relação aos cosméticos desenvolvidos pelo Grupo Boticário em 2022, por exemplo, 64% contam com atributos de sustentabilidade (considerando formulação e/ou embalagem), como o processo de fabricação ecoeficiente, produto vegano, redução de ecotoxicidade, redução de ingredientes, massa vegetal, plástico verde, material – papel, plástico, vidro, surlyn – reciclado pós-consumo, bandeja retornável, monomaterial, produto refilável e redução mássica da embalagem.