Havaianas acredita que para viver a liberdade de verdade é necessário estar em harmonia com o planeta e a sociedade, pois uma vida sem barreiras só acontece em um planeta em equilíbrio. Por isso, é dever de todos cuidar e preservar.
Em parceria com a plataforma de Beach Clean Up da Worldpackers, uma comunidade global de voluntários e projetos anfitriões interessados em trocar habilidades por acomodação, a marca lança a iniciativa Praia + Limpa, que tem como objetivo promover ações de limpeza em diversas praias no Brasil e no mundo, para manter estas belezas naturais como merecem: livres do lixo.
Com essa iniciativa será possível gerar um impacto junto às comunidades locais e às cooperativas de reciclagem parceiras, provocando mais reflexões e conversas sobre economia circular e reciclagem.
Este ano, Havaianas e Worldpackers irão realizar seis ações de limpezas de praias, nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. A primeira será no dia 28 de janeiro na praia de Ipanema. Além da ação de limpeza, os participantes também terão uma agenda de atividades como sessões de yoga e meditação, rodas de conversa e outras dinâmicas que visam bem-estar e a conexão com a natureza.
“A iniciativa Havaianas Praia + Limpa já existe em outros países e, em 2022, realizou limpezas em 7 países: Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Colômbia, França, Singapura e Brasil, como parte do projeto piloto da iniciativa no País, onde realizamos duas ações de limpeza de praias no litoral norte de São Paulo”, completa Mari Rhormens.
No Brasil, Havaianas escolheu a Worldpackers como parceira para essa ação, pois além de já ter realizado mais de 80 ações de limpezas de praia pelo Brasil desde abril de 2021, ainda conta com uma comunidade engajada de voluntários que buscam viver experiências de impacto socioambiental através de sua plataforma de turismo colaborativo.
“Participar de uma ação de limpeza de praia muda nossa relação com o ‘lixo’ e com a natureza: uma atitude que gera reflexão sobre para onde vai e de onde vem tudo que consumimos e também aquilo que já não faz mais sentido consumir. Depois de dezenas de ações realizadas de forma independente, entendemos que juntos temos maior alcance e impacto. Estamos muito orgulhosos de ter a Havaianas como uma marca anfitriã do projeto, somando nessa missão com a gente”, relata Ricardo Lima, Co-fundador e CEO da Worldpackers.