ESG

Heineken coleta mais de 50% de copos plásticos para reutilização em festivais

Além da iniciativa que retornou mais de 35 mil unidades do Meu Copo Eco Heineken no MITA Festival, marca instalou placa solar no Shopping Light.

A Heineken, que participou como patrocinadora na segunda edição do MITA Festival, que aconteceu no Rio de Janeiro nos dias 27 e 28 de maio e em São Paulo nos dias 3 e 4 de junho, divulgou os resultados de uma de suas principais iniciativas de circularidade em eventos da marca, a reutilização do Meu Copo Eco Heineken

Parte de seu trabalho com a plataforma Green Your City, que tem o objetivo de promover festivais mais verdes e de sua meta de circularidade com consciência de uso e reaproveitamento de materiais, principalmente o utilizado para o consumo de chope, o Meu Copo Eco Heineken será reaproveitado em outros eventos que a marca patrocinar.

O Meu Copo Eco Heineken é a ferramenta da mecânica, que funciona por meio de sua reutilização. Para isso, foi entregue uma pulseira +18 para o público logo na entrada, que poderiam retirar um copo eco direto no bar mediante ao consumo do chope Heineken, podendo ser usado durante todo o dia e devolvido no final. 

No formato de refil ou trocado por outro higienizado, mediante a entrega de um sujo para incentivar o uso de um copo individual, a finalidade do Meu Copo Eco Heineken era fortalecer a mecânica da reutilização, reduzindo a geração de resíduos para cumprir a circularidade. Em todas as saídas do evento, houveram locais para as pessoas entregarem os copos usados, o que garantiu o retorno. Os itens recolhidos foram direcionados para hubs de higienização, cumprindo seu ciclo de reutilização com o retorno do material para as próximas ativações da marca.

No total, 64.450 copos foram utilizados, e, deles, 35.465 foram devolvidos no final dos quatro dias de evento. No Rio de Janeiro, 85% do público utilizou o Meu Copo Eco Heineken, sendo 15.302 destinados à reutilização. Em São Paulo, 73% usaram o item e 20.163 os devolveram no final.

Aqui na Heineken, temos todo um ecossistema de projetos que buscamos, cada vez mais, trazer soluções sustentáveis nas nossas iniciativas culturais. Sabemos que essas iniciativas, como a do Meu Copo Eco, fazem parte de um trabalho super desafiador de mudança de comportamento, mas acreditamos que com consistência e perseverança, conseguiremos estar cada vez mais perto do que queremos construir – um futuro cada vez mais verde”, destacou Lucas Pires,? ?Gerente de Marketing da Heineken no Brasil.

A ação da Heineken não terminou com o Meu Copo Eco. Durante o MITA Festival, a ativação principal durante o evento foi o Heineken Moving Stage, um palco com um line-up abastecido e transformado pela Energia Verde (energia renovável) e energia do público. 

O propósito da instalação foi reforçar a união entre tecnologia e sustentabilidade em prol de um mundo mais verde, a partir de um visual mais tecnológico e disruptivo, trazendo uma conexão com a natureza nos principais detalhes. Com a presença e interação das pessoas, painéis cinéticos geraram energia através de movimentos e a instalação de luz reagia à música e às pessoas na pista de dança.

Placas solares no Shopping Light

Com o objetivo de contribuir com a revitalização do centro, além do MITA, a marca trouxe uma iniciativa para o rooftop do Shopping Light, em São Paulo, que durante o evento, recebeu placas solares. Nesse espaço, as placas foram colocadas para gerar energia limpa durante todo o mês de junho. O shopping funciona em um palacete histórico no centro da cidade de São Paulo.

Parte de um projeto chamado de Green Station, o sistema fez parte de uma iniciativa ampla, que consiste em uma plataforma de ativações em eventos com a intenção de descarbonização, acessibilizando a transição energética. 

Chegando na neutralidade climática, esse projeto está incluído na parceria da Heineken com a MOE, companhia que instala placas solares nos festivais com a intenção de descarbonizar suas ativações. Assim, os produtos geram energia renovável para os festivais e locais onde eles acontecem, minimizando o impacto gerado. No MITA São Paulo, que ocorreu no Vale do Anhangabaú e adjacências, as placas foram estrategicamente montadas nesse ponto, onde ficava o lounge do festival, além da instalação de uma em uma praça no meio do Anhangabaú.

Os projetos de descarbonização dos festivais tem mais êxito quando conseguimos ampliar o período de permanência das placas nos locais onde são implementadas. No caso do MITA, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, conseguimos manter tempo o suficiente para descarbonizar totalmente a ativação de Heineken e atingir nossos objetivos”, ressaltou Caio Gutierrez, sócio da MOE.

De acordo com Débora Neves, coordenadora de Marketing do Shopping Light, a inclusão desse tipo de iniciativa no empreendimento traz grande satisfação, pois está alinhada aos princípios que norteiam o empreendimento. 

Para o Shopping Light, valorizar o entorno implica adotar práticas sustentáveis e promover o bem-estar, além de oferecer apoio às comunidades locais, por meio de programas e campanhas voltados à responsabilidade ambiental. Estamos situados no coração de São Paulo e consideramos fundamental dar voz a essas causas, dada a nossa importância à região”, conclui.

Fotos: Divulgação