ESG

iFood, Heineken e SOS Mata Atlântica fazem campanha para plantio de árvores

A iniciativa 'Plante uma Árvore' tenta reunir 25 mil mudas que serão totalmente direcionadas à restauração da Mata Atlântica.

Durante este mês, o iFood, em colaboração com a Heineken, oferece a campanha “Plante uma Árvore”, ação que tem como meta arrecadar doações em prol do plantio de árvores nativas pela fundação SOS Mata Atlântica.

A parceria surgiu graças à conexão entre as estratégias Brew a Better World, da Heineken, e “iFood Regenera” do iFood -, juntando esforços em busca de iniciativas mais sustentáveis e para colaborar com um futuro melhor para o planeta.

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“Nosso intuito é promover ações de impacto positivo para a sociedade e também ajudar a engajar cada vez mais pessoas em movimentos como esse”, destaca André Borges, head de sustentabilidade do iFood.

“Temos-um espaço em nosso aplicativo totalmente dedicado para a realização de doações para diversas instituições e, uma das frentes que apoiamos e que contribuímos, é justamente pela regeneração de um dos biomas mais importantes do mundo. Se cada pessoa ‘plantar uma árvore’ e compartilhar essa ideia, teremos um grande mutirão em favor de uma causa tão necessária”, completou ele.

“Os últimos acontecimentos enfrentados pela sociedade em escala global apresentaram a todos nós, de maneira dura, a emergência de cuidarmos cada vez mais de onde vivemos, das pessoas e de entender de uma vez por todas que as ações de um único indivíduo podem impactar o coletivo. Essa iniciativa, além de contribuir para a manutenção de uma das principais riquezas do país, representa mais um passo rumo a um futuro cada vez mais verde”, afirmou Ornella Vilardo, gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.

As doações podem ser feitas ao acessar a página www.plantarumaarvore.com.br, pelo botão “Doe Aqui” ou por meio da leitura do QR Code.

Depois de clicar no botão ou ler o QR, os doadores vão ser direcionados para o ambiente de doações do app do iFood, onde vão ter a oportunidade de finalizar a contribuição.

Fora as doações feitas individualmente, a Heineken e o iFood vão realizar doações institucionais. Para ler regulamento, é só entrar aqui.

“A Mata Atlântica é a floresta mais ameaçada do Brasil — restam apenas 12,4% de sua área original. Temos um desafio imenso de recuperar o bioma e também evitar as mudanças climáticas. Com essa campanha, queremos atingir um resultado expressivo no plantio de árvores nativas e dar oportunidade para que mais pessoas se engajem na causa ambiental”, aponta Afra Balazina, diretora de Mobilização da SOS Mata Atlântica.

Ela ressalta que a situação crítica do bioma, que está localizado em 17 estados e reúne 72% da população brasileira, requer uma união de esforços de vários segmentos e da sociedade. “iFood e Grupo HEINEKEN mostram que isso é possível”, conclui.

Ações de CO2 do iFood Regenera

A ação integra o compromisso ambiental da empresa, que engloba vários projetos para entregar mais para o meio ambiente do que consumimos dele.

Até 2025 a marca planeja zerar a poluição plástica das entregas do iFood, atingir a neutralidade na emissão de CO2 nas entregas e ter 50% das entregas por modal não poluente.

Entre as principais ações de redução de emissões de CO2 do iFood Regenera se destaca o iFood Pedal.

Feito em parceria com a Tembici, o projeto tem como objetivo diminuir as emissões de dióxido de carbono através do uso de bicicletas e e-bikes.

O iFood Pedal participou de 600 mil pedidos e trabalha com 1000 bicicletas elétricas.

Como parte das iniciativas de neutralização de emissões, o iFood realiza a compensação antecipada de emissão de CO2 das entregas, com foco em projetos de preservação da Amazônia e de energia renovável.

Nas ações de regeneração, em conjunto com a SOS Mata Atlântica, proporciona a restauração florestal.

Mais de 50 mil mudas serão plantadas no decorrer de 2022, principalmente em regiões degradadas e de stress hídrico.

HEINEKEN — Brew a Better World

No ano passado, o Grupo Heineken lançou o compromisso de neutralizar as emissões de carbono em toda a cadeia de valor até 2040 e de zerar as emissões na produção em 2023, sete anos antes da meta global da marca.

Dentre as variadas iniciativas para conquistar essas metas, se destacam o uso de energias renováveis em todas as unidades produtivas e Centros de Distribuição do Grupo, distribuídos pelo território nacional, e tornar mais fácil o acesso à energia verde para bares e restaurantes em que o portfólio da companhia está disponível e projetos colaborativos com outros parceiros e a sociedade.

Ainda, até 2025, o objetivo é ter 100% de circularidade das embalagens usadas em bares e restaurantes