Embora as embalagens principais da Ikea sejam feitas de papelão, algumas entregas vêm com uma certa quantidade de plástico dentro.
Segundo a empresa sueca, esse plástico já é utilizado num nível baixo, e representaria apenas 10% dos componentes de embalagem da empresa. Ainda assim, a promessa da Ikea tornar as embalagens 100% livres de plástico até 2028.
Leia também: Ikea proporciona uma soneca fora de hora.
De acordo com o Fast Company, até 2025 a Ikea pretende eliminar gradualmente as embalagens de plástico em todos os novos produtos da empresa, exceto produtos cuja segurança alimentar ainda pede por tais embalagens.
Na-etapa seguinte, a empresa estenderá a iniciativa para absolutamente todos os produtos existentes.
A Ikea também vai continuar usando papel como material principal das embalagem, justamente por ser prático e renovável. Segundo o Fast Company, a empresa também começou a reaproveitar resíduos de seu processo produtivo, incluindo sobras de tecido para fazer novas embalagens.
Por fim, a Ikea ressalta que as embalagens de alimentos ainda podem exigir plástico por uma questão de segurança, e que uma alternativa para a questão seria o uso de plásticos reciclados ou de origem vegetal, em vez da versão tradicional à base de combustível fóssil.