A Sprite, no mês de comemoração do Dia Mundial da Limpeza de praias, rios, mangues e afluentes, intensificou seu programa de limpeza de praias, rios e lagos iniciado em novembro de 2022.
O projeto abrange seis das principais cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro, Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador e Santos. Em cada uma delas, estão sendo realizadas pelo menos quatro ativações de mobilização, conscientização e coleta de resíduos, em colaboração com o Sistema Coca-Cola Brasil e o projeto Blue Keepers, uma iniciativa da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.
A etapa mais recente da iniciativa ocorreu no dia 24 de setembro, em Salvador, na Praia do Porto da Barra – considerada a melhor localidade para banho de mar na cidade, por isso muito frequentada por moradores e turistas.
Sob coordenação do Blue Keepers e Instituto Fundo Limpo, com apoio da Secretaria Cidade Sustentável de Salvador, os participantes se reuniram no Forte de Santa Maria, às 8h, para dar início às ativações de limpeza e conscientização. Durante o evento, foram distribuídas luvas e sacos plásticos aos voluntários para a coleta, além de uma mesa de frutas, opções de hidratação e, é claro, muita Sprite para refrescar.
Os resíduos potencialmente recicláveis foram encaminhados para a Cooperativa CANORE, que, após a atividade, foram triados e enviados para destinação final. Os resíduos não recicláveis foram coletados pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB), parceira do Projeto.
Sprite também conta com o apoio da Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil nesta região. “Esta é uma iniciativa em prol de uma sociedade limpa e de um meio ambiente mais sustentável para as próximas gerações. Atualmente, no território de atuação da Solar, mais de 20% das garrafas PET já são produzidas com resina reciclada. Por meio de ações como essa, firmamos parcerias importantes para fomentar a reciclagem e até gerar economia a todo um ecossistema que vive em torno do reaproveitamento de resíduos materiais”, destaca Fernanda Raizama, diretora regional da Solar.
Foto: Divulgação