Neste sábado

McDia Feliz: iniciativa já destinou R$ 400 milhões reais para 108 instituições brasileiras

Este ano, parte da renda obtida será destinada a famílias do Rio Grande do Sul

O McDia Feliz acontece neste sábado (24). Assim, durante a data, toda a venda de sanduíches Big Mac da rede McDonald’s será revertida para 80 projetos de 49 instituições do Instituto Ronald McDonald e o Instituto Ayrton Senna. E esse grande bloco do bem conta com a Ivete Sangalo como embaixadora da campanha deste ano.

Além disso, uma parte da renda obtida com a venda de cada Big Mac (R$ 1 por sanduíche) será destinada a ajudar famílias no Rio Grande do Sul, somando-se a um Fundo Aberto criado pela Arcos Dorados e gerido pelo Instituto Ronald McDonald.

A compra do Big Mac, a ajuda dos voluntários, adquirir um produto da linha da campanha, tudo isso é fundamental para apoiar projetos em todo o Brasil. Este ano, com tudo o que vimos acontecer recentemente, decidimos ainda destinar R$ 1,00 de cada Big Mac vendido a projetos no Rio Grande do Sul, para reconstruir os sonhos das famílias afetadas pelas enchentes”, enfatiza Bianca Provedel, CEO do Instituto Ronald McDonald.

Familias beneficiadas pelo projeto McDia Feliz
Família de instituto beneficiado pelo McDia Feliz. Foto: Divulgação

Por isso, para participar, basta adquirir um sanduíche Big Mac em qualquer canal de atendimento dos restaurantes McDonald ‘s participantes do dia 24, seja pelo Peça e Retire, Drive-Thru, balcão e totens de autoatendimento.

O que é o McDia Feliz?

Dessa forma, o McDia Feliz é mais do que uma campanha de arrecadação, é um movimento nacional de solidariedade e impacto social. “A mobilização em torno do McDia Feliz é inspiradora. A solidariedade de cada participante possibilita nosso trabalho. Cada Big Mac comprado é uma contribuição direta para projetos vitais”, afirma Bianca Provedel.

Em 2023, a campanha atingiu um recorde histórico, arrecadando R$ 20,9 milhões para a saúde. Como resultado, o McDia Feliz já ajudou a apoiar 1961 projetos de 108 instituições brasileiras, impactando diretamente mais de 3 milhões de crianças e jovens em tratamento oncológico. 

Desde então, com sua criação em 1988, o projeto já arrecadou mais de R$ 400 milhões, sendo um exemplo de como iniciativas do terceiro setor podem influenciar positivamente a economia e a sociedade.

Família de instituto beneficiado pelo McDia Feliz. Foto: Divulgação

O Instituto Ronald McDonald

Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald há mais de 25 anos atua para promover a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes, aumentando as chances de cura do câncer infantojuvenil.

Para atingir esse objetivo, o Instituto trabalha promovendo programas ligados à capacitação de profissionais e estudantes de saúde ao diagnóstico precoce, estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, e projetos que visem a disseminação de conhecimento sobre a causa.

A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. 

Família de instituto beneficiado pelo McDia Feliz. Foto: Divulgação

Participação corporativa e voluntariado

Empresas que desejam se engajar conseguem reservar tíquetes antecipadamente pelo e-mail de parcerias do instituto. Dessa forma, a participação consegue ampliar o alcance e impacto da campanha, mostrando como a colaboração entre diferentes organizações pode fazer a diferença.

Assim, a campanha conta com o apoio de empresas como, R1 Grupo, Mais!, Thomas Greg do Brasil, McDonalds, Ticket, Indico, ABFM, Flex Interativa. Ao mesmo tempo, há a parceria das empresas amigas Food to Save, Grupo NotreDame Intermédica, Asia Shipping. Ademais, somam a Caixa Consórcio, Galeria, Marvi Alimentos, Schreiber, AddValue, Fragon, Ronaldo Martins & Advogados, Alko do Brasil e Fibertex Nonwovens.

Apoio Food To Save

A Food To Save é apoiadora oficial da 36ª edição do McDia Feliz. Por isso, irá comercializar 2 mil vouchers para a ação no Food Market, o mercado da marca, nas unidades do estado de São Paulo. Para fomentar a campanha, empresa criou um layout especial nas Sacolas Surpresa. No total, serão produzidas 100 mil unidades.

O McDia Feliz é um evento que mobiliza recursos essenciais para os projetos de tratamento e apoio ao câncer e desperta a consciência sobre a importância da solidariedade. Por isso, a parceria com a Food To Save fortalece ainda mais a iniciativa, mostrando que a colaboração entre diferentes organizações pode potencializar os resultados”, destaca Murilo Ambrogi, CMO e cofundador da foodtech. 

Transformando vidas

Por fim, o McDia Feliz também desempenha um papel crucial em sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate ao câncer infantojuvenil. “Cada projeto apoiado representa um novo capítulo de esperança para famílias que enfrentam o câncer. Estamos comprometidos em usar os recursos da forma mais eficaz possível para transformar vidas”, ressalta Bianca Provedel.