A Microsoft criou uma lista com aproximadamente 60 fornecedores de serviços sustentáveis de marketing. A relação está disponível para compartilhamento, e inclui empreendedores locais para produção do café distribuído em intervalos de eventos corporativos, montadoras de estandes que já trabalham com matéria-prima mais leve para incluir força de trabalho feminina, negócios que operam na economia circular para entregar a correta destinação de resíduos, além de mão-de-obra inclusiva como a Galera do Clique, que faz treinamento e dá emprego a fotógrafos com síndrome de Down.
“O mapeamento começou em maio, a partir do desconforto que vivenciei em um evento. Transformei o meu incômodo em um convite. Não é sobre crítica, revolta ou culpa. É sobre atitude”, relata Luciana Lancerotti, CMO da Microsoft.
Instituições-receberam tapetes e plantas, comunidades de costureiras fizeram camisetas com algodão sustentável, canecas de cerâmica foram fabricadas com resto de plástico presentearam parceiros, e potes de degustação de mel produzido no interior de São Paulo foram a surpresa de convidados de evento.
Desse modo, Luciana notou que a receptividade é positiva, porém diversas empresas afirmam ter dificuldade de encontrar trabalhadores compatíveis com a cadeia sustentável.
Foi necessário pensar em novas soluções até para os momentos que requerem mais sofisticação.
“Demos um vinho, que foi eleito o mais sustentável do mundo. A Microsoft tem poder de voz, mas agora precisa dar espaço de fala para quem precisa”, acrescenta Luciana. Wunderman Thompson, Dentsu, Oliver e Marcom, e as empresas de eventos TM1, Motivare, Popi e Living Brands, já entraram no projeto comandado por Luciana.
Cada agência conta com um representante exclusivo para alimentar o catálogo com fornecedores já testados, o que consolida um esforço colaborativo. Com base nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o programa está separado entre os setores de proteção direta ao meio ambiente, redução de desigualdade, desenvolvimento humano, consumo e produção responsável.
Para tronar o trabalho mais fácil, a lista está categorizada por setor, incluindo alimentos, bebidas e transporte, entre outros.
“Já dobramos o volume de fornecedores desde o início do projeto”, detalha Luciana. Um desse fornecedores auxiliou a Microsoft a achar um parceiro que conseguiu transformar mais de 200 metros quadrados de madeira certificada, usada em um evento, em serragem e, finalmente, em energia.
Atualmente, para ter a Microsoft como patrocinadora, o evento precisa de dar espaço para que a marca fale a respeito de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) na prática do marketing.
A empresa ainda procura compreender a estruturação de espaços, o que influencia a própria cadeia da organização. O modelo de amadurecimento é frequente e está dentro da jornada de transformação não apenas das empresas, mas dos valores individuais de executivos que trabalham nas mais variadas frentes de trabalho da indústria da comunicação.