A Minalba Brasil implementa, a partir deste mês, uma novidade em seu portfólio de águas minerais em lata com a inclusão de escrita em Braille na tampa de todas as embalagens. Isso se aplica tanto às marcas Minalba e Indaiá quanto à edição especial de Minalba em lata, lançada em parceria com a Gerando Falcões, cujas vendas contribuirão para a ONG. Essa medida reforça a estratégia ESG da empresa, visando promover acessibilidade, inclusão e melhorar a experiência de consumo para pessoas com deficiência visual.
A Minalba Brasil foi a primeira empresa a introduzir uma lata de água mineral com escrita em Braille na tampa no Brasil, em 2023, com a marca Minalba. O projeto foi elaborado ao longo de meses com o apoio da Ball Corporation, líder global em embalagens sustentáveis de alumínio, e com consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, visando uma abordagem inclusiva no mercado de alimentos e bebidas.
Em 2024, a Minalba Brasil ampliou essa iniciativa para as marcas Indaiá, com o lançamento de uma nova versão em lata em janeiro, e para a edição especial em parceria com a Gerando Falcões, como parte do projeto #FalaNaLata.
Além disso, a empresa foi pioneira no Brasil ao introduzir água mineral em lata de alumínio, uma embalagem infinitamente reciclável que promove a coleta seletiva. Essa embalagem também oferece benefícios como rapidez na atingimento da temperatura ideal da água, proteção contra raios UV, facilidade logística e resistência a quebras.
“Para nós é um orgulho atingir o marco de 100% de nosso portfólio de água mineral em lata com escritos em Braille em tão pouco tempo. Este é um passo muito importante para avançarmos em nossa missão de promover inovação com foco em sustentabilidade e inclusão, promovendo uma experiência de consumo cada vez melhor.”, destaca Aélio Silveira, CEO de Minalba Brasil.
Jornada ESG
Essa ação faz parte da iniciativa #LataPraTodosVerem da Minalba Brasil, que busca promover acessibilidade no mercado de bebidas, considerando os mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, conforme dados do Censo do IBGE de 2010. O objetivo é oferecer maior autonomia na compra e consumo, adaptando-se às necessidades desse público.
A empresa tem desempenhado um papel significativo em sua abordagem ESG. Além de oferecer água mineral em lata de alumínio, uma embalagem sustentável que contribui para a renda de catadores de materiais recicláveis, em agosto de 2023, a marca colaborou com a Gerando Falcões no lançamento do projeto #FalaNaLata, que dá voz aos artistas das periferias por meio da latinha de Minalba.