ESG

Movida é uma das empresas mais sustentáveis do mundo segundo Anuário da S&P Global

A companhia foi a única da América Latina a conquistar uma posição na categoria Transporte e Infraestrutura de Transporte.

A Movida, empresa de aluguel de carros que conta com a frota mais nova e moderna do Brasil, foi reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis do mundo pelo S&P Global’s Sustainability Yearbook 2023

A companhia lidera o ranking de Transporte e Infraestrutura de Transporte na América Latina, sendo inclusive a única empresa brasileira a conquistar uma posição na categoria. Na classificação geral do setor, considerando outras regiões do planeta, a Movida ocupa a 13ª posição.  

 

O anuário, publicado pela S&P Global, umas das maiores empresas de ratings do mundo, destaca as companhias com o melhor desempenho em sustentabilidade corporativa nos seus respectivos setores. A avaliação se baseia no Corporate Sustainability Assessment (CSA), um questionário que analisa as práticas sustentáveis de empresas ao redor do mundo. 

Para entrar no anuário, as companhias precisam ter um desempenho que esteja, pelo menos, entre os 15% melhores do seu respectivo setor. Neste ciclo, 7,8 mil empresas foram avaliadas e apenas 708 foram incluídas no relatório devido à alta performance.  

A entrada inédita no relatório coroa um histórico de resultados positivos da Movida no ranking. No ano passado, a companhia também liderou a categoria Transporte e Infraestrutura de Transporte na América Latina, alcançando 51 pontos de 100. 

Neste ano, a nota da empresa foi elevada para 63, impulsionada pela pontuação alcançada nas dimensões ambiental e social, garantindo a entrada no anuário.  

Neste ano, repetimos os bons resultados no critério ambiental, no qual já tínhamos tido destaque em anos anteriores, e crescemos de maneira significativa na avaliação da dimensão social, avançando 23 pontos na comparação com o ano passado. Esse salto foi possível graças à melhoria contínua do trabalho realizado pela Movida nessa esfera, incluindo a adoção de boas práticas e processos que tornam a companhia mais transparente e reforçam seu papel na construção de uma cadeia de valor mais sustentável”, finaliza Pedro Telles, gerente de sustentabilidade da Movida.  

Sustentabilidade na Movida 

O crescimento sustentável é um dos pilares de desenvolvimento da Movida, que acredita na importância de buscar inovações e soluções que contribuam para a preservação do meio ambiente e para o bem-estar das pessoas. A companhia é a única locadora de capital aberto no mundo a se tornar uma Empresa B certificada e possui a maior nota dentre as empresas do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), que avalia a estratégia do negócio em temas como as mudanças climáticas. Em vista disso, figura pelo quarto ano consecutivo sendo a única locadora a integrar a Carteira ISE da B3 em 2023.  

Além disso, em 2020, a Movida foi a primeira locadora de carros no planeta a emitir um Sustainability-Linked Bond (SLB), devido à redução na intensidade de emissões. Dentre as iniciativas que contribuíram para isso, está o Carbon Free, programa de reflorestamento que desde 2009 atua na descarbonização das locações por meio da compensação das emissões. Até o momento, a iniciativa foi responsável pelo plantio de 270 mil árvores. 

Por meio da combinação das ações nos campos ambiental, social e de governança, nós construímos um olhar transversal que nos possibilita avançar na agenda ESG e realizar melhorias de maneira progressiva, que contribuam tanto para o desenvolvimento do negócio quanto para o meio ambiente e a sociedade no geral. Para avançar nas iniciativas, reforçamos o nosso compromisso ao Movimento Ambição Net Zero, iniciativa do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) que propõe reduzir 2 gigatoneladas de CO2 em emissões acumuladas pelo mundo, além de concentrar outras iniciativas como: eletrificação da frota, incentivo ao uso do etanol pelos clientes e adesão à energia solar nas lojas”, complementa Pedro.  

Em relação à eletrificação, a Movida investe na ampliação da sua frota de carros elétricos e eletrificados, que já é a maior do país, e na infraestrutura de carregamento por meio de parcerias. Outro marco foi a inauguração, em 2021, da primeira loja conceito da Movida voltada para a mobilidade elétrica, que fica próxima à Marginal Tietê, em São Paulo (SP).  

Já no tocante ao uso do etanol, a Movida promove ações e campanhas para incentivar os clientes a aderirem ao biocombustível, que possui um volume menor de emissão de CO2 do que a gasolina. Recentemente, um estudo realizado pela companhia constatou que 43% dos quilômetros rodados pelos clientes no aluguel eventual (RAC) em 2021 utilizaram etanol para abastecer.    

Por fim, a companhia está acelerando as suas metas de sustentabilidade e transformação digital. Recentemente, a Movida migrou seus sistemas para a nuvem do Google, deixando de emitir 610 mT (toneladas métricas) de CO2 em infraestrutura tecnológica, quantia que equivale ao uso de energia por 5.062 casas. Essa redução poderá ser ainda maior ao longo prazo, já que a nuvem do Google, além de ser a mais limpa do mercado, oferece ferramentas que permitem visualizar melhor as emissões de CO2 através da nuvem e quais são os meios para criar estratégias para reduzi-las.