Esta semana, a Merco lançou a 10ª edição do Ranking Merco de Responsabilidade ESG 2023, que revela as 100 melhores empresas em responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG) no Brasil. Pela 10ª vez consecutiva, a Natura consagra a 1ª posição. Na sequência, as marcas líderes em ESG, de acordo com o ranking, são Grupo Boticário e Hospital Sírio-Libanês.
A pesquisa utiliza uma metodologia que combina 25 diferentes fontes de informação e mais de 11 mil entrevistas. Contudo, são avaliadas apenas empresas com faturamento superior a R$ 200 milhões por ano no Brasil. Os critérios de avaliação são: Meio Ambiente (E); Âmbito Interno, Clientes e Sociedade (S); e Ética e Governança Corporativa (G).
Primeiramente, a Merco realiza entrevistas com membros da alta direção dessas empresas, que apontam as cinco companhias de melhor responsabilidade em cada pilar ESG. Em seguida, são consultados especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs e sindicatos, por exemplo. Além disso, o Merco Sociedade e o Merco Digital fornecem avaliações adicionais, monitorando a reputação das empresas a partir da perspectiva cidadã e a conversação gerada nos meios digitais.
Marcas líderes em ESG
A Natura continua a liderar o ranking, mantendo-se na primeira posição graças ao seu compromisso com a sustentabilidade e práticas éticas. Vale ressaltar que a empresa recebeu a nota máxima (10 mil pontos) na avaliação, enquanto o segundo lugar teve 7.756 pontos. Ou seja: a Natura está disparada na frente. E tem mais: a marca é líder do ranking desde a primeira Merco Responsabilidade ESG, em 2014, e manteve a nota máxima todos os anos.
Na 2ª posição encontra-se o Grupo Boticário, que no ano anterior estava na 5ª. Recentemente, o grupo publicou o 12º Relatório ESG da marca e apresentou a evolução dos seus Compromissos Para o Futuro, com metas ainda mais objetivas e transparentes, concentradas na plataformas #UmaBelezaDeFuturo.
Outras três marcas de beleza e cosméticos estão no ranking também: Unilever (11º), Johnson & Johnson (12º) e Avon (13º). Dessa forma, nota-se que o segmento é um dos mais engajados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU.
Surpreendentemente, o Hospital Sírio-Libanês saltou da 16ª para a 3ª posição, um dos avanços mais significativos no ranking. Em 4º lugar, encontra-se Magazine Luíza, que anteriormente estava em 6º. O Banco Itaú chega em 5º, porém em desvantagem — afinal, no ano anterior estava em 2º, posição agora ocupada por Boticário.
Ademais, algumas empresas tiveram avanços significativos na agenda ESG no último ano. Bosch, por exemplo, subiu 36 posições; Volkswagen, por sua vez, subiu 25; enquanto a Localiza&CO avançou 21 posições e Gerdau subiu 20. Assim, pode-se dizer que o setor automotivo foi um dos que mais teve avanços em ESG de 2022 para 2023.
Marcas que caíram no ranking
Por outro lado, várias marcas caíram no ranking, com algumas quedas bruscas. Ifood, por exemplo, antes em 29ª, está na 72ª posição em 2023. Alpargatas caiu de 19ª para a 43ª e Heineken de 35ª para a 44ª posição. Entre os fatores para essa queda estão alterações na percepção pública das práticas de responsabilidade social e ambiental, falta de transparência quanto aos procedimentos internos e, ainda, o avanço de outras marcas.
Confira o TOP 10 completo
De acordo com o Ranking Merco de Responsabilidade (2023), as 10 marcas líderes em ESG no Brasil são:
- 1ª Natura;
- 2ª Grupo Boticário;
- 3ª Hospital Sírio-Libanês;
- 4ª Magazine Luiza;
- 5ª Itaú Unibanco;
- 6ª Nestlé;
- 7ª Mercado Livre;
- 8ª Google;
- 9ª Ambev;
- 10ª Hospital Albert Einstein.