ESG

Nestlé lança primeira cafeteira de cápsulas compostáveis do Brasil

Fabricadas com papel, cápsulas que se decompõem em 6 meses têm café de alta qualidade extraído por máquina inteligente e que integra sistema inovador.

A Nestlé lançou a Nescafé Dolce Gusto NEO, máquina que chega para revolucionar a categoria de cafés em cápsula no mundo, unindo máxima qualidade, tecnologia de ponta e sustentabilidade. 

O Brasil é o primeiro país a receber a inovação e produzirá 100% das cápsulas feitas com papel, na fábrica sustentável de Nescafé Dolce Gusto, em Montes Claros (MG).  

Com foco na sustentabilidade desde o desenvolvimento das cafeteiras até o pós-consumo das cápsulas, o sistema NEO é resultado de cinco anos de pesquisas inovadoras. Além da máquina inteligente, que se conecta ao celular, a perfeição do preparo e a qualidade das bebidas são diferenciais inéditos no segmento.

“NEO é o futuro do sistema de cápsula”, disse Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil

“Tornar a sustentabilidade escalável é o grande desafio da indústria. E NEO é um marco tecnológico de baixo impacto ambiental que privilegia a experiência do café, com foco na alta qualidade, do cultivo à xícara final. Trata-se de uma evolução sem precedentes”, acrescentou Melchior.

Produzidas com papel certificado pela organização não governamental FSC (Forest Stewardship Council) e um polímero biodegradável compostável, a cápsula protege o café de alta qualidade da oxidação e garante a extração perfeita. 

Além disso, as cápsulas de NEO foram criadas para se decompor assim como as cascas de fruta, de forma natural e em cerca de seis meses. Possuem os selos OK Compost Home e OK Compost Industrial, que comprovam sua compostagem doméstica e industrial pela certificadora ambiental TUV Áustria.

Enquanto as cápsulas preservam os atributos de qualidade do café, além do aroma e do sabor, as máquinas de NEO garantem resultados impecáveis em três métodos de preparo: extração italiana de alta pressão, extração SlowBrew para café perfil coado e Café Americano”

Com o uso da chamada tecnologia SmartBrew, a máquina é capaz de identificar qual cápsula foi inserida em seu compartimento e ajustar parâmetros diferentes para extrair o café de forma perfeita, incluindo quantidade e temperatura da água e tempo de processamento. Ao simples toque de um botão, proporciona a expertise de cafeterias, dentro de casa. Mas, caso o consumidor prefira incrementar sua experiência, personalizando a receita do café, pode ajustar os parâmetros de extração pelo app de Nescafé Dolce Gusto, que se conecta diretamente à máquina, por Bluetooth e Wi-Fi.

Vindo de fazendas localizadas no Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Espírito Santo, o café Nescafé Dolce Gusto NEO é resultado de uma produção que respeita as pessoas, o meio ambiente e a legislação: 100% certificado por sistemas líderes no mundo para o cultivo e processamento sustentável de café, como o Código Comum para a Comunidade Cafeeira (4C), AtSource, Rainforest Alliance, entre outros.

Ao todo, são dez opções de café: seis da Linha Regular — Espresso Delicate, Espresso Dark, Lungo Dark, Ristretto Intense, Caseiro Delicate e Caseiro Dark; dois orgânicos: Lungo Cerrado Orgânico e Espresso Sul de Minas Orgânico; e dois da marca Starbucks: Americano House Blend e Espresso Roast.

Enquanto as cápsulas de NEO são compostáveis, feitas para desaparecer, as máquinas foram projetadas com foco na durabilidade. A partir do compromisso com a inovação sustentável de ponta a ponta, seu design resistente foi criado para dez anos de uso. Cuidadosamente pensada a fim de evitar o desperdício e prezar o meio ambiente, cada máquina é feita com peças de alumínio e plástico reciclados e pode ser reparada com muito mais rapidez e facilidade que as comuns. Com desligamento automático, também garante consumo eficiente de energia.

Não por acaso, o Brasil será o primeiro mercado consumidor do lançamento global. 

“Uma tecnologia desse porte honra a qualidade do café brasileiro, alçando a entrega do produto a outro nível de sabor e experiência.”, detalha Rachel Muller, Vice-presidente de Cafés e Bebidas da Nestlé Brasil.

As cápsulas serão produzidas na Fábrica Triplo Zero, de Nescafé Dolce Gusto, em Montes Claros, em Minas Gerais. Primeira unidade da Nestlé no mundo a receber certificação de Impacto Ambiental Neutro em todas as etapas industriais, a fábrica utiliza somente água de reuso, não gera resíduos para aterros, e neutraliza 100% das suas emissões (daí estampar o título Triplo Zero). Para a fabricação das cápsulas de NEO, a unidade ganhou uma nova linha de produção, automatizada a partir de conceitos da indústria 4.0, com mão de obra altamente capacitada.  A previsão de investimento no Brasil é de R$ 300 milhões.

Disponível nas cores Onyx Black e Clay White, a máquina Nescafé Dolce Gusto NEO estará disponível a partir de 1° de dezembro, assim como toda a variedade de cápsulas. Enquanto isso, a partir do próximo dia 10 de novembro, os consumidores poderão se cadastrar em uma lista de espera para a compra, no site.