Resultado do avanço tecnológico e de estudos aprofundados com os consumidores, a chamada “ciência das emoções” tem como objetivo despertar sensações e estimular memórias por meio dos cheiros, indo muito além do ato de perfumar. Com essa tecnologia de ponta, marcas como O Boticário e Eudora, têm desenvolvido produtos inéditos, potencializando a experiência dos clientes.
Tendência mundial na perfumaria, as fragrâncias estão se tornando cada vez mais funcionais, unindo bem-estar, emoção e higiene, segundo artigo publicado em 2022 pela WGSN. A pesquisa ainda revela que o destaque da figura do perfumista, a fim de explicar qual foi a inspiração por trás de um produto, é essencial para estabelecer uma relação mais humana com os clientes.
É o que reforça Cesar Veiga, perfumista do Grupo Boticário e um dos integrantes do Núcleo de Inteligência Olfativa, área responsável pelo desenvolvimento olfativo de todas as categorias. “Fragrâncias funcionais são aquelas desenvolvidas para proporcionar benefícios além da perfumação, como relaxamento, felicidade, empoderamento, entre outros. Nosso sistema olfativo desempenha um papel importante em nossas emoções, memórias e processos de aprendizagem, permitindo que os aromas despertem sensações únicas”, explica.
Neste contexto, aproveitando de sua expertise e excelência na pesquisa e inovação de perfumaria, o Grupo Boticário possui áreas multidisciplinares especializadas na relação entre olfato, comportamento humano e bem-estar. “O time de Desenvolvimento de Produtos, que traz sempre o consumidor no centro das decisões, conta com especialistas atentos em traduzir e até mesmo antecipar os desejos dele por meio de ativos e ingredientes que trazem benefícios adicionais, como felicidade e atração”, conta Rafael Muller, Diretor da categoria de Perfumaria do Grupo Boticário.
Todos os benefícios são percebidos e comprovados por meio de tecnologias de ponta com a Equipe de Ciência do Consumidor e Neurolab GB – laboratório de neurociência criado para atuar na decodificação das respostas neurais associadas à experiência sensorial de beleza. A iniciativa, que fica alocada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, conta com equipamentos de alta tecnologia, que são destinados à pesquisa e comprovações dos efeitos.
“Isso não apenas impulsiona a inovação na criação de formulações mais assertivas, mas também permite uma abordagem mais holística, considerando a diversidade genética, as necessidades de cada pessoa e as tendências culturais, impulsionando assim a valorização da individualidade na perfumaria”, explica Juliana Canellas, diretora executiva de qualidade e performance de produto do Grupo Boticário.
As criações de Boticário e Eudora
Considerando todos esses diferenciais de pesquisa, O Boticário desenvolveu uma série de produtos que extrapolam os sentidos, sendo a primeira marca do grupo a lançar uma fragrância funcional, no ano de 2017, com Malbec Gold que conta com uma exclusiva tecnologia GoldSense, trazendo uma fragrância intensa e marcante para aumentar o seu poder de atração.
Alguns outros exemplos são Malbec X, fragrância com o exclusivo “fator X”, ingrediente que comprovadamente torna a fragrância envolvente e sedutora, aumentando o poder de atração de quem a usa. Ainda seguindo essa linha, a label criou Her Code, lançado em 2023, com olfativo composto pela percepção das consumidoras sobre cheiros que remetem ao prazer, resultando na combinação de flores brancas, frutas vermelhas e madeiras suaves que, juntas, fazem um convite às mulheres para explorarem o próprio prazer, sendo a primeira linha de fragrâncias da América Latina a explorar o prazer feminino enquanto território.
Eudora, por sua vez, criou o Kiss Me More, com aroma adocicado, cremoso e viciante. O segredo que torna a fragrância ainda mais tentadora é a tecnologia “Acorde Sweet Seduction”, que desperta o poder de sedução com o licor de cerejas cremosas e notas que se misturam ao fundo envolvente, marcado por nuances amendoadas.
Ainda na perfumaria de Eudora, destaque para o Bad Intention, uma fragrância que traz a combinação extraordinária do frescor frutal com a envolvência do âmbar e contém o exclusivo “Acorde Give Me More”, uma combinação de ingredientes que desperta maior sedução. Enquanto Lyra Joy contém a tecnologia do “Acorde Joyful”, que combina o dulçor do sorbet de pêra com as notas de flores brancas e amadeiradas, comprovando o aumento da sensação de felicidade.
Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento no Grupo Boticário, Gustavo Dieamant pondera que, para a criação de todos os produtos, especialmente aqueles que são fragrâncias funcionais, há um intenso investimento em pesquisa e social listening. “A partir da coleta dos dados, buscamos cruzar essas informações com nossos conhecimentos em neurociência para intensificar as experiências de nossos clientes. Isso porque, além de criar fragrâncias que perfumam, queremos atender a um anseio social, despertando sensações e reforçando bons momentos”.