Na semana do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Grupo Boticário lança o Centro de Pesquisa da Mulher, um polo dedicado ao financiamento à pesquisas científicas. A iniciativa da marca busca ampliar o conhecimento sobre cuidado e bem-estar feminino em todas as fases da vida e será lançada no South by Southwest (SXSW), em Austin.
Para anunciar a novidade, a marca criou um filme emocionante que, pelas perspectivas de Deborah Secco, Isabelle Drummond e Zezé Motta, mostra o quanto o corpo das mulheres é o mais buscado, na web por exemplo. Em contraste, a maioria das pesquisas científicas utiliza o corpo masculino como base, como indica o estudo da McKinsey “Closing the Women’s Health Gap”.
Por isso, o Grupo Boticário criou o polo de pesquisa, que contará com parceiros nacionais e internacionais para a realização de estudos, sendo o primeiro deles o Hospital Israelita Albert Einstein.
“Queremos incentivar a valorização da essência e da individualidade da mulher, respeitando seus ciclos e fases. Por que monitorar e julgar quando podemos compreender e cuidar? Equidade não é apenas garantir oportunidades iguais, mas também reconhecer e atender as necessidades reais da mulher, que muitas vezes são ignoradas. Queremos que as mulheres sejam protagonistas das próprias histórias e tenham acesso ao conhecimento sobre seus corpos”, explica Renata Gomide, CMO do Grupo Boticário.
Centro de Pesquisa da Mulher será lançado no SXSW
A campanha #PesquiseMeuCorpo, o filme hero e o Centro de Pesquisa da Mulher também serão lançados no South by Southwest (SXSW) 2025. Pela primeira vez, o Grupo Boticário subirá ao palco, com a palestra “Beauty 2030: The 5 Trends Redefining the Future of Longevity” (em português, “Beleza 2030: As 5 tendências que redefinem o futuro da longevidade”), apresentada por Renata Gomide e Carla Buzasi, CEO da WGSN, curadoria global de tendências.
Filme #PesquiseMeuCorpo
Estrelado por Deborah Secco, Isabelle Drummond e Zezé Motta, o filme apresenta essas mulheres icônicas de uma forma nunca antes vista, por meio de exames de imagem. O trio, de diferentes perfis e faixa-etárias, simboliza as diversas fases da mulher, bem como a diversidade, a resiliência e o protagonismo feminino ao longo da vida.
Isabelle representa a juventude e a busca por crescimento pessoal inspirando mulheres que estão construindo seus caminhos. Deborah, com sua versatilidade e autenticidade, reflete a mulher adulta, que equilibra múltiplos papéis e se reinventa constantemente. Já Zezé, com sua trajetória icônica, inspira gerações a lutarem por reconhecimento e igualdade.
“Déborah, Isabelle e Zezé são mulheres que sentiram os impactos do julgamento e olhar superficial sobre seus corpos, cada uma ao seu modo e em sua trajetória de vida. Tê-las conosco no primeiro grande filme do Grupo Boticário é muito relevante e potencializa o alcance do movimento #PesquiseMeuCorpo, estimulando assim a reflexão que desejamos na sociedade”, diz Gomide.
Campanha utilizará também as buscas no Google
Com início no dia 7 de março, a campanha conta com uma ampla estratégia de mídia e conteúdos digitais, incluindo uma ação inusitada em Google Ads: a cada nova nova busca realizada com foco no corpo feminino, o internauta será impactado por um anúncio do movimento, direcionando para a landing page do Centro de Pesquisa da Mulher. Além de reverberação nas redes sociais e canais do Grupo Boticário, as marcas de consumo da gigante da beleza também levarão o debate para as suas redes, para amplificar a reflexão.