A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo e dona de grandes marcas, anuncia uma parceria com o Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do país, para alcançar autonomia hídrica em sua fábrica de Itu, no interior de São Paulo. A companhia celebra, em 2023, 70 anos no país, e continua a avançar em suas metas ESG no pilar de economia de água.
Na prática, a fábrica da PepsiCo em Itu já está recebendo efluentes de outras operações fabris para Tornar potável a água em sua estação de efluentes própria. “Na PepsiCo investimos fortemente na preservação da água em cada uma das etapas da nossa cadeia produtiva. O resultado dessa parceria entre nossas unidades e, também, com o Grupo HEINEKEN será um marco importante para continuarmos avançando em nossa agenda positiva. Este é mais um exemplo de que somar forças, expertise técnica e inovação dá certo!”, afirmou Marcelo Zanetti, Diretor de Operações da PepsiCo Brasil.
O volume total do projeto é, em média, de 1.070.000 litros/dia, sendo 3% proveniente da fábrica da PepsiCo de Itaquera (São Paulo), 22% da PepsiCo de Sorocaba, 28% da cervejaria do Grupo HEINEKEN em Itu, além de outros 47% advindos da própria PepsiCo de Itu. Totaliza, assim, a demanda mensal média de 27 milhões de litros que a companhia precisa para atuar na cidade – onde a empresa emprega mais de 750 pessoas, produz cerca de 15% dos snacks salgados vendidos no Brasil e mantém a principal produção de batatas e tortilhas da linha de ELMA CHIPS.
“Para o Grupo HEINEKEN, a água é um dos pilares estratégicos de negócio. Olhamos tanto para o uso mais eficiente desse recurso dentro das nossas operações, como para o extramuros junto aos demais atores de determinadas bacias hidrográficas. Essa parceria com a PepsiCo impactará positivamente o consumo de água numa região que classificamos como área em estresse hídrico e que, portanto, demanda cuidados e indicadores ainda mais criteriosos para garantir um crescimento sustentável e a longo prazo”, conta Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.
A água que a PepsiCo deixa de captar no município ficará à disposição da população, sendo essencial para o enfrentamento do atual cenário de escassez hídrica da região. A empresa também garante a produção independentemente da crise da água.
A empresa mantém há anos a pauta de redução e preservação de recursos hídricos entre seus temas prioritários. Por meio de sua estratégia ESG global PepsiCo Positive (pep+) vem promovendo uma transformação de ponta a ponta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Entre suas metas está alcançar globalmente impacto hídrico positivo até 2030.
Por meio desta e de outras iniciativas focadas na redução do uso de água, o total gasto por quilo de alimento produzido pela PepsiCo caiu para menos da metade nos últimos cinco anos no Brasil – de 4,6 litros (em 2016) para 1,97 litro (em 2022), uma redução de 57%. Em Itu, a empresa busca chegar este ano à marca zero de água captada da natureza para a produção de um quilo de alimento.
Para alcançar esses avanços, a PepsiCo implementou, desde o campo até a fábrica, novos processos e tecnologias para otimizar o uso de recursos hídricos em toda a sua cadeia de valor. Em Itu, a companhia instalou em 2019 um dos sistemas mais modernos do mundo para reuso de água: o MBR.
Os parâmetros de qualidade da água resultante deste processo seguem rigorosamente as normas de potabilidade de água preconizadas pelo Ministério da Saúde. A empresa foi pioneira no Brasil na utilização desse sistema de biorreatores de membrana para gerar água para seu processo industrial a partir de efluentes industriais e, ainda mais inovadora, pois trabalha de maneira complementar com a tecnologia de Osmose Reversa (OR).