A Philco lançou a segunda edição do projeto “Negócio de Mãe”, reforçando mais uma vez a sua posição de incentivadora do empreendedorismo materno, especialmente, no período em que ocorre a comemoração ao Dia das Mães.
Para esta edição, a empresa irá selecionar 30 mães, o dobro do ano passado, que terão o apoio de um grupo de mentores formado por voluntários da Philco e de profissionais da Aliança Empreendedora, organização que conecta mães com oportunidades e negócios, para acelerar os seus empreendimentos.
A realização desta segunda edição é fruto dos resultados colhidos pelo projeto piloto realizado em 2023. O trabalho de mentoria do ano passado mostrou que 78% das mães selecionadas perceberam aumento na renda de seus empreendimentos, gerando um grande impacto social na vida de cada uma.
Além do acréscimo no orçamento, as empreendedoras participantes também sentiram uma mudança de comportamento, sendo que 86% relataram que ao longo do aprendizado ocorreram mudanças de atitude e na forma como elas se enxergam.
Junto aos resultados, dados do relatório da ONU Mulheres mostram que apenas 29% das mães empreendedoras concordam estar totalmente preparadas para continuar empreendendo, enquanto 95% delas se sentem sobrecarregadas pelo acúmulo de responsabilidades. Uma pesquisa de 2023 realizada pelo SEBRAE revelou que as mulheres empreendedoras gastam quase três vezes mais tempo diário com a família e cuidados da casa do que os homens. Neste cenário, 66% das mulheres acreditam que os negócios são mais difíceis para elas.
De acordo com a gerente de marketing da Philco, Emanuelle Henche, o programa causou muito impacto na vida das mães e da própria equipe da empresa envolvida nas mentorias. “Tivemos histórias muito emocionantes, como da Maria Elizabete Araújo, conhecida por Betinha. Ela terminou o projeto dizendo que saía fortalecida como mãe e mulher. É isso que queremos, impactar vidas, ajudar a transformar e acelerar negócios, sempre incentivando o empreendedorismo feminino no Brasil”, comentou.
As inscrições ocorrerão por meio de um formulário para cadastro disponibilizado no site no projeto e serão oferecidas palestras online gratuitas, aberta a todas as inscritas, com nomes reconhecidos nacionalmente no desenvolvimento dos negócios. No final serão selecionadas 30 empreendedoras para participarem das mentorias individuais.
De acordo com a programação estão confirmadas as palestras no dia 23 de abril, às 19h30, com Dani Junco, que abordará o tema “Autoridade: como criar e comunicar a sua autoridade e se destacar”.
O segundo encontro será no dia 25 de abril, às 19h30, com Pati Avelino, que falará sobre “Empreendedorismo Materno: equilíbrio em Meio ao Caos”. Fechando o mês de abril, no dia 30/04, às 19h30, Carla Sanara comentará sobre “Tecnologia como Aliada na Conciliação de Ser Mãe Empreendedora”. Abrindo o mês das mães, no dia 02 de maio, às 19h30, Nina Silva, irá orientar sobre “Comunidade Empreendedora: rede de suporte para mães”.