ESG

Renner e Youcom lançam calças jeans 100% rastreadas por blockchain

Em ação inédita no Brasil em parceria com a Abrapa, tecnologia permite, através de QR Code que o consumidor acesse informações sobre a origem certificada do algodão usado nas peças e todo o processo de produção percorrido pelas roupas antes de chegarem às lojas.

A Lojas Renner e a Youcom acabam de lançar as primeiras peças em jeans do Brasil 100% rastreadas usando blockchain. A tecnologia possibilita o acompanhamento de todo o ciclo produtivo, do cultivo do algodão à fabricação das roupas.

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Os lançamentos são fruto de uma colaboração com a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) através do programa SouABR (Sou de Algodão Brasileiro Responsável), que rastreia desde as fazendas certificadas, onde ocorre a produção da matéria-prima, até a entrega do produto final ao consumidor.

A entidade ainda foi responsável, em parceria com a startup Ecotrace, por desenvolver esta solução de rastreabilidade digital direcionada ao setor têxtil, incluindo fiação, tecelagem, confecção e varejo.

“Este-projeto mostra que é possível conciliar moda, inovação e sustentabilidade para dar maior transparência ao processo produtivo de ponta a ponta, ao mesmo tempo em que nos permite engajar e influenciar positivamente os fornecedores e parceiros do nosso ecossistema. Com isso, reforçamos nosso compromisso com a moda responsável e permitimos que os clientes façam escolhas cada vez mais conscientes”, afirmou Henry Costa, diretor de Produto da Lojas Renner.

“Em 2012, foi criado um protocolo único de certificação para as fazendas produtoras de algodão do Brasil. É uma jornada longa conseguir levar essa certificação até a palma da mão do consumidor, que está mais exigente. Com o programa SouABR, entregamos o que ele pede: responsabilidade socioambiental e rastreabilidade”, acrescentou Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa.

Durante essa fase do projeto, a Renner lançou, no fim de maio, três modelos de calça jeans feminina. No caso da Youcom, são dois modelos de calça jeans feminina que estarão disponíveis na segunda quinzena de junho. As duas marcas vão oferecer as peças no e-commerce e também em lojas físicas de praças selecionadas.

A tecnologia blockchain criptografa e registra os dados de maneira distribuída, o que garante a sua autenticidade e impede qualquer alteração.

Isso quer dizer que as informações inseridas por todos os fornecedores envolvidos na cadeia têxtil daquela peça são digitalizadas e auditáveis. Assim, essa trajetória pode ser acessada por meio de um QR Code impresso nas etiquetas, que irá redirecionar a uma landing page.

Além das fazendas produtoras de algodão, a Vicunha Têxtil e a Ease Confecções participaram do projeto junto à Renner e à Youcom, nas etapas de fiação e tecelagem, e na fabricação do produto final, respectivamente.

“Com esta ação pioneira, não só garantimos que a peça foi produzida em linha com boas práticas socioambientais, como também damos ampla visibilidade ao nosso cliente. Antes de chegar ao guarda-roupa das pessoas, cada peça já terá toda sua história devidamente registrada”, destaca Henry Costa.

A certificação que a Abrapa fornece às fazendas de algodão conta com 183 itens de verificação, distribuídos em oito frentes, incluindo, por exemplo, contrato de trabalho e condições dignas; veto a qualquer tipo de discriminação; segurança e saúde dos trabalhadores; e boas práticas de preservação ambiental.

Os lançamentos da Renner e da Youcom fazem parte da estratégia de sustentabilidade das duas marcas que, desde 2019, já desenvolviam testes de rastreabilidade com resultados animadores quanto ao potencial de engajamento do setor.

Desta vez, a Lojas Renner tem a ambição de, até o ano de 2030, atingir 100% de rastreabilidade dos produtos de algodão, além de avançar na rastreabilidade das demais matérias-primas têxteis.

O objetivo se insere no novo ciclo de compromissos públicos da empresa, que já conquistou resultados significativos nos últimos anos na área de sustentabilidade, implementando soluções inovadoras para o desenvolvimento e a geração de valor de todo o seu ecossistema de moda responsável.

Dentro desta evolução, a Renner atingiu, no fim do ano passado, a marca de 81,3% das suas peças de vestuário com menor impacto ambiental e 99,15% dos produtos de algodão com matéria-prima certificada.

Desde 2018, a Renner possui o selo Re e, desde de 2020, a Youcom tem o selo YC Change, para estimular o consumo consciente e identificar os itens fabricados com algum atributo de sustentabilidade.