A Sprite está de cara de nova e, desta vez, sua embalagem se tornou transparente para facilitar a reciclagem.
A marca divulgou a troca de sua característica garrafa verde para transparente, continuando com seu delicioso sabor limão.
Leia também: Vibra e Carlinhos Brown criam primeiro trio elétrico sustentável do mundo
A The Coca-Cola Company, repensando a gestão de resíduos para criar soluções que beneficiem sociedade e meio ambiente, trazendo desenvolvimento econômico, revelou a mudança como parte do seu compromisso por um Mundo Sem Resíduos e como signatária do Pacto Global pela economia circular da Organização das Nações Unidas (ONU).
Diferentemente-da tradicional PET verde, a nova embalagem transparente da Sprite contribui para ampliar sua circularidade.
O fato de não ter mais pigmentação colorida, faz com que a embalagem tenha maior procura e valor na cadeia de coleta e reciclagem, tornando-as mais circulares.
Garrafas transparentes têm maior demandas e podem ser reutilizadas em diferentes produtos e setores, como produtos têxteis, cosméticos, materiais térmicos, de proteção, etc.
O PET transparente oferece uma eficiência na cadeia de reciclagem por diminuir a necessidade de separação de outros materiais.
Além disso, o conjunto de benefícios de adotar uma embalagem transparente também tem reflexo em um valor de mercado de até 25% maior, em comparação às PETs com adição de pigmentação colorida.
“Por um Mundo Sem Resíduos, nós da Coca-Cola assumimos o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado até 2025, alcançando a coleta e destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até o ano de 2030. A mudança em Sprite se inicia ainda em 2022 e nos traz força nessa trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente. Estamos dando um passo a mais e valorizamos esta decisão de adotar a partir desse ano o PET transparente e uma porcentagem crescente de resina reciclada para embalagens de Sprite. Queremos que estas garrafas gerem ainda mais valor na cadeia de reciclagem, ampliando sua circularidade e impactando de maneira positiva todos os elos da cadeia que trabalham diariamente em prol da reciclagem em nosso país”, destaca Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.
No Brasil, a mudança da garrafa PET começa neste mês de agosto para todos os mercados e em todas as suas versões, que incluem 200ml, 250ml, 500ml, 600ml, 2L e 2,25L.
Vale lembrar que os esforços em transformar a embalagem da Sprite já vêm sendo realizados pela companhia e, deste modo, a garrafa usa resina reciclada em sua composição.
Para o fim deste ano, a estimativa é que aproximadamente 70% das embalagens colocadas no mercado já tenham um percentual de resina reciclada.
É o começo de uma jornada para que, nos anos seguintes, todas as embalagens sejam transparentes e utilizem pelo menos 50% de resina reciclada no Brasil inteiro.
“Como Empresa, temos objetivos claros para ampliar a circularidade e o crescimento responsável e sustentável de nossas marcas. Ao optar pelo aumento do conteúdo reciclado e pela substituição de embalagens verdes para garrafas PET transparentes de uma marca tão icônica e com volume tão relevante como Sprite, demonstramos e percebemos como a empresa tem avançado e atuado de forma comprometida para os objetivos de sustentabilidade e no que diz respeito em ampliarmos a reciclabilidade e circularidade de todas as nossas embalagens”, acrescentou Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade para o Brasil e Cone-Sul da Coca-Cola América Latina.
O lançamento conta com uma campanha abrangente que traz diversas ações nos pontos de venda e comunicação nas redes sociais para que as pessoas tenham ciência dessa mudança, em prol da sustentabilidade, ao mesmo tempo aproveitam o mesmo sabor refrescante de Sprite.