A Sprite realizou uma ação em que mais de 350 kg de resíduos plásticos, vidro, papel e metal foram retirados das águas e das margens da Lagoa de Marapendi, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, por mais de 60 voluntários. Este é o balanço de mais uma etapa do projeto de limpeza e preservação de praias, rios e lagoas, promovido pela marca em colaboração com o Sistema Coca-Cola Brasil, representado pela Rio de Janeiro Refrescos, a liderança local do movimento SOS Lagoas e o programa Blue Keepers, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil, com participação também da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros.
Após a coleta, todo o material foi separado, pesado e encaminhado para a Companhia Municipal de Limpeza Urbana — Comlurb, que será encarregada pela destinação correta dos resíduos.
Na opinião de Cristiana Queiroga, fundadora do movimento SOS Lagoas, 350 kg de resíduos recolhidos é uma quantidade bem significativa para o local.
“Levando em consideração que a área percorrida pelas equipes de voluntários nessa ação é vista como a lagoa mais limpa do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, coletamos muitos itens”, disse.
Ela que é praticante de windsurf, faz mutirões mensais de limpeza e de conscientização, há 6 anos, buscando mobilizar sociedade civil e órgãos públicos e estimular que cada cidadão se torne protagonista na recuperação das lagoas da toda cidade.
O calendário de limpeza de praias, rios e lagoas de Sprite começou em novembro de 2022, e já passou e passará por seis grandes cidades brasileiras no decorrer do ano: Rio de Janeiro, Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador e Santos. Cada cidade vai contar com pelo menos quatro limpezas de mobilização, sensibilização e coleta.
Fotos: Divulgação