A entidade máxima do futebol sul-americano escolheu uma capivara para ser a mascote da competição por ser 'amigável, simpática e adorar futebol'.
Na manhã de sexta-feira (05/04) a Conmebol anunciou em suas redes sociais a mascote da Copa América Brasil 2019.
O melhor do marketing esportivo está aqui.
Leia também: TCL fecha parceria com a Conmebol para a Copa América.
O animal escolhido para a 46ª edição da Copa América foi uma capivara.
De acordo com a entidade é o “Animal mais futebolístico, simpático e adorável”. A votação de escolha do nome da mascote já está aberta.
Os torcedores podem participar pelo Facebook e Twitter da Conmebol até o dia 12 de abril e escolherem entre os dois apelidos escolhidos para a capivara: Zizito e Capibi.
Veja abaixo o significado de cada um dos nomes:
· Capibi é uma homenagem à população indígena da América do Sul, o povo da terra. O nome mistura as fonéticas das palavras em Tupi kapii´gwara – capivara – e yby – terra, chão que se pisa.
· Zizito homenageia o ídolo brasileiro Zizinho, artilheiro máximo da Conmebol Copa América com 17 gols, ao lado do argentino Norberto Méndez. O sufixo “ito” é a forma de diminutivo na Língua Espanhola, como o “inho” na Língua Portuguesa.
O gerente-geral de competição do Comitê Organizador Local da Conmebol Copa América Brasil 2019, Thiago Jannuzzi, explica todo o simbolismo por trás do animal.