A data homenageia os profissionais que trabalham realizando a venda de produtos e/ou conceitos e ideias para o consumidor, cujas atividades são regulamentadas pela lei nº 3.207, de 18 de julho de 1957, sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek.
Os vendedores são fundamentais para o bom funcionamento do comércio. A profissão de vendedor é considerada uma das mais antigas do mundo.
No-Brasil, também existiram os vendedores que iam pelo interior, de cidade em cidade, os “caixeiros-viajantes”. Porém, ao longo dos anos, esta prática diminuiu e se desenvolveu ao mesmo ritmo que a industrialização.
A carreira de vendas está longe de ser glamorosa, sem dúvida nenhuma, uma das que mais exigem alguns aspectos emocionais que podem e devem ser trabalhados para um melhor desempenho.
É uma grande bobagem dizer que para ser um bom vendedor a pessoa deve ser expansiva, carismática e um bom contador de piadas. Longe disso, toda e qualquer pessoa pode ter sucesso na carreira de vendas, mas é claro que existem alguns aspectos que não podem faltar para um bom vendedor. São eles: Capacitação técnica, Iniciativa, Persistência, Resiliência, Entusiasmo, Paixão.