No dia 03/10 é comemorado o Dia Mundial do Dentista, data escolhida por coincidir com o dia de fundação da primeira escola dentária do mundo, a Baltimore College of Dental Surgery, em 1840 nos Estados Unidos da América.
Embora as atividades de dentista sejam populares ao redor do mundo há cinco mil anos, foi apenas no século 19 que nasceram as escolas específicas para formar tais profissionais.
O-dentista é o profissional que cuida dos nossos dentes nos orientando qual a maneira correta de escová-los, quantas vezes devemos fazê-lo ao dia, o uso do fio dental e os cuidados com a limpeza da língua e da boca.
É importante visitar esses profissionais de seis em seis meses, a fim de cuidar da integridade e higiene dos dentes, fazendo limpeza e profilaxia.
Manter a higiene da boca é importante, pois evita a procriação das bactérias em seu interior e, consequentemente, o aparecimento de cáries, inflamação nas gengivas, mau hálito, etc.
Pesquisas comprovam que o primeiro instrumento para limpar os dentes já existia há mais de cinco mil anos, tendo sido encontrado em uma tumba, no Egito Antigo. O modelo era um graveto com as pontas desfiadas, que foi copiado pelos chineses, dando o formato das escovas de hoje, porém feitos com varinhas de bambu ou osso e pelos de porco.
As escovas de cerdas de nylon foram criadas pelos americanos, em 1938. E hoje, nos temos as mais modernas escovas de dente que auxiliam ao dentista na jornada de tratar de dentes e bocas todos os dias. Hoje, este (a) profissional que muito estudou e se dedicou para cuidar dos nossos dentes.