No dia 04/10 celebramos o Dia da Natureza. A data foi instituída em 1930, em homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos animais, e é celebrada em mais de 30 países.
A data tem o foco de criar oportunidades de se refletir sobre as formas de conservação e sustentabilidade que esta tem necessitado, em razão das destruições causadas pelo homem.
Podemos considerar natureza tudo aquilo que constitui o planeta, mas que não foi criado pelo homem, como terra, água, ar, plantas, animais, etc.
Com-a evolução, construção das cidades, das facilidades da vida moderna, o homem passou a modificar a ordem natural da vida no planeta, prejudicando o equilíbrio do meio ambiente.
No Brasil, a Secretaria Especial do Meio Ambiente tem desenvolvido projetos tentando conscientizar a população dos prejuízos causados pela degradação ambiental.
Para se garantir um futuro de qualidade, é necessária responsabilidade individual de cada sujeito, de comprometimento e respeito com a natureza.
Cada um deve pensar nas ações que pode desenvolver para preservar o meio ambiente, no exercício da cidadania. Temos que pensar em sustentabilidade de forma imperativa, obrigatória.
Não dá mais para continuar destruindo o meio ambiente e deixar as próximas gerações pagarem pelas nossas atitudes erradas.