No dia 04/10 é comemorado o Dia do barman. Uma espécie de psicólogo para todas as horas, o barman, nome pomposo para os atendentes de bar, escuta confissões de todos os tipos durante seu expediente. Namorados desiludidos, esposas traídas, devedores desesperados, pessoas inconsoláveis em geral.
Talvez por ficar perto do “remédio” mais procurado nessas horas de aflição – leiam-se bebidas alcoólicas – o barman acabe sabendo da vida de muita gente, o que torna a vida desse profissional um tanto quanto fascinante. A figura do barman é vista com freqüência em filmes estrangeiros, apesar de no Brasil a tradição dos botecos com garçons imperar.
Em território tupiniquim, encontramos o barman da indústria fonográfica nos ditos bares temáticos. Nestes lugares, longe de ser um mero coadjuvante, o barman interage com os clientes fazendo malabarismos e coreografias.
Barmans são responsáveis por atender pedidos de clientes de restaurantes, bares e lanchonete e por servir os convidados de festas e participantes de congressos, reuniões e outros eventos. São profissionais de grande experiência e possuem muitos anos de experiência ou treinamento específico em estabelecimentos ou cursos.