No dia 04/10 é comemorado o Dia do barman. Uma espécie de psicólogo para todas as horas, o barman, nome pomposo para os atendentes de bar, escuta confissões de todos os tipos durante seu expediente.
O Barman (atendente de bar) é figura onipresente nos melhores bares e eventos de todo o mundo. Bom ouvinte, sábio – leia-se sóbrio e muitas vezes conselheiro é o responsável por elaborar drinks e misturas desde tradicionais a diferentes e inusitadas.
Namorados-desiludidos, esposas traídas, devedores desesperados, pessoas inconsoláveis em geral. Talvez por ficar perto do “remédio” mais procurado nessas horas de aflição – leiam-se bebidas alcoólicas – o barman acabe sabendo da vida de muita gente, o que torna a vida desse profissional um tanto quanto fascinante.
São profissionais de grande experiência e possuem muitos anos de experiência ou treinamento específico em estabelecimentos ou cursos.
Mais do que um garçom convencional, este profissional precisa ter sensibilidade, sagacidade, bom gosto e muita criatividade para preparar os tradicionais drinks já existentes e testar também suas próprias receitas para deixar surpreendido o cliente que procura bebidas diferenciadas. Reza a lenda que os cocktails surgiram no final do século XVIII nos Estados Unidos.
Um irlandês chamado Flanagan vendia bebidas misturadas (bracer) e tinha um vizinho que criava galos e era seu desafeto. Um dia sacrificou um dos animais e colocou nas bebidas penas do rabo do galo para enfeitar os copos.