A data 5 de setembro foi escolhida, pois na mesma data de 1850 D.Pedro I criou a província do Amazonas.
É uma data voltada para a conscientização da população sobre a importância da floresta amazônica para o meio ambiente.
Além da riqueza de vida (vegetal e animal), a Amazônia é rica em rios, lagos e diversos recursos naturais. Toda esta riqueza e beleza devem ser preservadas para as futuras gerações.
– Conscientizar as pessoas sobre a importância da Amazônia para o Meio Ambiente;
– Debater sobre os problemas atuais da Amazônia;
– Educar e informar, principalmente jovens e adolescentes, sobre a importância da preservação da floresta amazônica.
A Amazônia
A extensão da floresta amazônica abrange, além dos estados brasileiros do Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Maranhão, área do Mato Grosso, outros países da América do Sul, como: Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.
A vegetação da Amazônia é composta por três tipos de matas: a de igapó, de solo inundado; a de várzea, com inundações somente em algumas épocas do ano; e a de terra firme, com solo seco e árvores que alcançam 65 metros.
Atualmente, os problemas mais sérios que a Amazônia vem sofrendo são os desmatamentos de suas árvores para o contrabando de madeiras; a caça e a pesca, predatórias, que tem causado a extinção de várias espécies animais; e as disputas de terra.
Deste modo, com tantas riquezas, a Amazônia tornou-se interesse de grandes potências do mundo.
Alguns países têm publicado em seus livros de geografia que a floresta é parte do patrimônio mundial, o que não é verdade.
A Amazônia pertence ao território brasileiro e não podemos deixar que outras nações retirem o que é nosso.