Uma efeméride ligada à paz, o Dia Mundial da Paz, chamado simplesmente de Dia da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, com uma mensagem datada do dia 08/12 de 1967, para que fosse celebrado sempre no primeiro dia do ano civil (1º de Janeiro). Afirmava o saudoso Papa Paulo VI: "A Igreja Católica, com intenção de servir e de dar exemplo, pretende simplesmente lançar a ideia, com a esperança de que ela venha não só a receber o mais amplo consenso no mundo civil, mas que também encontre por toda a parte muitos promotores, a um tempo avisados e audazes, para poderem imprimir ao Dia da Paz, a celebrar-se nas calendas de cada novo ano, carácter sincero e forte, de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil".
Foi só em 30/11 de 1981 que foi declarado pela ONU o Dia Internacional da Paz e este é celebrado no dia 21 de Setembro. Em 21 de Setembro de 2006, por ocasião do Dia Internacional da Paz, o Secretário-Geral da ONU de então, Kofi Annan afirmava: "Há vinte e cinco anos, a Assembleia Geral da ONU proclamou o Dia Internacional da Paz como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo".
Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz.