Lady Gaga confirmou uma apresentação no Rio de Janeiro — especificamente, na Praia de Copacabana — aos mesmos moldes do que Madonna fez no primeiro trimestre de 2024. A iniciativa é uma parceria entre a equipe da cantora estadunidense e a Prefeitura do Rio de Janeiro, e tem previsão de ser realizada em maio de 2025.
A novidade serve para reforçar ainda mais o bairro de Copacabana como uma região atraente para grandes eventos, sejam eles musicais ou não. Inclusive, não é a primeira vez que a famosa praia do estado fluminense recebe ocasiões do tipo. No ramo musical, a praia de “Copa” teve tantas apresentações que uma delas virou até recorde no Guinness Book. Confira abaixo uma lista com as 10 maiores.
Os 10 maiores shows feitos na Praia de Copacabana
Alok (2023)
- Público: 1 milhão
O DJ brasileiro Alok foi a principal atração nas celebrações do centenário do Copacabana Palace, marcando um show que não apenas fez justiça à história da praia, como também mostrou que a música eletrônica tem amplo espaço nos grandes eventos do setor.
Luan Santana e Wesley Safadão (2022)
- Público: 1 milhão
O réveillon da Praia de Copacabana já foi palco de inúmeras experiências musicais e, em 2002 — um dos primeiros após o relaxamento das restrições da pandemia — o sertanejo e o forró se uniram nesta apresentação tradicional da cidade do Rio.
Anitta (2017)
- Público: 1 milhão.
A cantora brilhou no Réveillon de Copacabana, consolidando seu status como estrela pop brasileira ao mesmo tempo em que dava amplos passos na carreira internacional. Embora não o único, o show foi uma das apresentações que posicionou Anitta no mapa mundial.
Black Eyed Peas (2006-2007)
- Público: 1 milhão
A virada de ano, de 2006 para 2007, trouxe o famoso grupo Black Eyed Peas para um show memorável, atraindo turistas e cariocas para um espetáculo totalmente aberto e gratuito.
Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso (1994)
- Público: Cerca de 1,2 milhão
A MPB também faz parte dos shows mais memoráveis vistos na Praia de Copacabana. O trio de expoentes da música brasileira realizou o show em apoio ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), promovendo uma causa social importante.
Rolling Stones (2006)
- Público: entre 1,2 e 1,5 milhão
Parte da turnê A Bigger Bang, o show de uma das maiores bandas de rock da história foi gratuito e patrocinado, tornando-se um dos maiores eventos da banda fora da Europa e América do Norte. Esse show, em particular, é bastante lembrado por conter uma estrutura que conectava o palco, na Praia de Copacabana, ao hotel Copacabana Palace, onde a banda estava hospedada.
Roberto Carlos (2010)
- Público: 1,5 milhão
Nem todo mundo consegue celebrar 50 anos de carreira ainda performando em shows memoráveis. Mas nem todo mundo é “Roberto Carlos”, um dos nomes mais lembrados pelo público brasileiro, que o acompanha desde os tempos de Jovem Guarda, além das apresentações anuais de fim de ano do cantor capixaba.
Madonna (2024)
- Público: 1,6 milhão
A eterna Rainha do Pop realizou uma apresentação na Praia de Copacabana, quase que de sobreaviso. Pegando o público de maneira inesperada, o show que celebrava os 100 anos do Banco Itaú foi de “ninguém nem sabia” para “todas as ativações, peças de marketing e parcerias turísticas” que qualquer executivo do ramo poderia pensar.
A ocasião foi, segundo a própria equipe de Madonna, a maior apresentação de sua carreira — um feito bastante elogiável, considerando que, na mesma noite, havia outros eventos ocorrendo na cidade, como a edição mais recente do UFC Rio, por exemplo.
Ivete Sangalo (2011)
- Público: 2 milhões
Madonna não foi a primeira a fazer um show gratuito na Praia de Copacabana “do nada”. A brasileira Ivete Sangalo também teve diversas apresentações similares em 2011 e além — e uma delas passou pelo Rio de Janeiro, onde atraiu imenso público.
Rod Stewart (1994)
- Público: 3,5 milhões
O show do cantor britânico não é apenas o maior já realizado na Praia de Copacabana, mas sim o maior show gratuito da história mundial da música. Isso não é apenas um elogio hiperbólico — é um fato registrado pelo Guinness Book, o livro que marca todos os recordes mundiais.
Até hoje, essa ocasião de Réveillon, realizada em 1994, nunca teve seu público superado. Sem contar que o cantor já vinha de outra apresentação também grandiosa, no Rock In Rio, antes desta.