No dia 12 de julho é a data comemorativa do Dia do Engenheiro Florestal, o motivo é que nesta data comemora-se o dia do Santo Católico São João Gualberto, que foi um monge italiano, que gostava de cultivar bosques e recuperar o meio ambiente.
Ele nasceu em 995 e faleceu em 12 de julho de 1073 e é o padroeiro dos trabalhadores florestais, técnicos florestais e engenheiros florestais. Diz a história que São João Gualberto além de gostar das florestas era um apreciador de vinhos.
O engenheiro florestal tem um vasto e importante campo de atuação, ele estuda e faz projetos para a preservação dos recursos renováveis e para a conservação de ecossistemas.

Alem-de elaborar relatórios de impacto ambiental das atividades humanas em áreas de florestas, pode planejar e executar obras e serviços técnicos em engenharia rural em construções para fins florestais.
Ele também estuda e faz projetos de aproveitamento racional de florestas e de reflorestamento, fazendo inventário florestal para manejo e melhoramento de florestas naturais e plantadas, pesquisando até a produção de sementes e de mudas para melhorar as características das plantas.
Na indústria de móveis, de papel e celulose, por exemplo, elabora os projetos de plantio e reflorestamento das espécies mais adequadas.
Também poderá atuar em atividades ligadas à ecologia e defesa sanitária, administração e desenvolvimento de estudos para preservar e conservar os parques e reservas naturais e, é claro, atividades de ensino e pesquisa ligadas à sua área de formação.