No dia 13/10 comemora-se o Dia Nacional do Dinheiro, dia que marca a data de criação do Banco do Brasil, em 1808, pelo príncipe-regente dom João VI.
No dia 12/10, ele assinou o alvará que determinou a criação de um banco nacional, já que o Brasil passou a ser sede da Coroa Portuguesa.
A-instituição foi a primeira a emitir moeda em território brasileiro e a quarta a operar no mundo. O local escolhido para a sede foi uma casa no centro da cidade do Rio de Janeiro, e o Banco do Brasil finalmente abriu suas portas um ano depois, no dia 11/12/1809.
Nos primeiros tempos da civilização, ninguém precisava de dinheiro. Os problemas começaram a surgir quando os homens passaram a viver em sociedade. Valia tudo: sal, tijolos, dentes de cachorro ou pedaços de bambu.
Há dois mil anos, na Lídia, um pequeno país da Ásia Menor, alguém iniciou a cunhagem da moeda, em ouro, prata, cobre, bronze e outros metais. Outros países copiaram e aperfeiçoaram o sistema.
Grécia e Roma colocaram símbolos nacionais nas moedas. A primeira moeda de prata de valor e peso definidos surgiu no século VII a.C. na ilha grega de Egina.