Comemorado em mais de 85 países, o Dia Mundial de Lavar as Mãos aconteceu pela primeira vez no Brasil, no dia 15 de outubro de 2008. A data, iniciativa da qual Lifebuoy, marca de sabonetes antibacterianos da Unilever é cofundadora, tem como objetivos principais: chamar a atenção para o hábito de lavagem das mãos e aumentar a conscientização sobre os benefícios de lavar as mãos com água e sabonete.
Segundo dados da Unicef, 3,5 milhões de crianças menores de cinco anos morrem todos os anos de doenças diarréicas e infecções respiratórias agudas. No Brasil, duas pesquisas realizadas por Lifebuoy, mostraram que apesar da maioria das mães (84%) dizerem lavar as mãos com sabonete após ir ao banheiro, 69% das crianças apresentaram coliformes fecais em suas mãos.
Lifebuoy saiu às ruas para checar, por meio da análise do suor das mãos de crianças entre 4 e 12 anos, a presença de bactérias que podem causar doenças e sintomas como diarréia e vômitos. O resultado surpreendeu: 69% das crianças brasileiras tinham coliformes fecais nas mãos.
O desafio do Dia Mundial de Lavar as Mãos é transformar a lavagem das mãos em comportamento automático que deve ser realizado nas escolas, comunidades e nas casas de todo o mundo. A grande mudança no comportamento de higienização das mãos é fundamental para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de reduzir as mortes entre crianças menores de cinco anos em dois terços até 2015.
Iniciado em 2008, o Dia Mundial de Lavar as Mãos é endossado por uma grande variedade de governos, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, ONGs, empresas privadas e pessoas que abraçaram a causa espalhadas por todo o mundo.